Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Simpósio na FCA/Unicamp discute ecoturismo na região de Limeira

Encontro trata da criação de um geoparque da Unesco na Bacia do Rio Corumbataí


Por Danilo Janine Publicado 29/08/2019
Divulgação/Unicamp/FCA

Nesta sexta-feira (30) acontece o II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque, iniciativa que visa implementar um Geoparque Unesco no território da Bacia do Rio Corumbataí. A programação está disponível no site geoparkcorumbataí.com.br e no evento do Facebook II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí. As inscrições para participar do evento gratuito podem ser feitas pelo endereço https://forms.gle/FN6VFgS2x2uKpyZR9.

[yotuwp type=”videos” id=”HucEzfRjIlw” ]

Este segundo simpósio tem o compromisso de dar continuidade às atividades realizadas junto aos oito municípios da Bacia do Corumbataí para a implementação do Geopark Unesco neste território, que integra as cidades de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. O evento acontecerá nesta sexta-feira, das 9h às 17h, no Auditório UL12 da Faculdade de Ciências Aplicadas, na Rua Pedro Zaccaria, 1.300, no Jardim Morro Azul. A entrada é gratuita e aberta ao público. Aos inscritos que comparecerem será fornecido Certificado.

Este II simpósio será dividido em dois momentos. Às 9h haverá a abertura oficial e, em seguida, a composição da mesa 1 – Ações e Desafios dos Municípios para a implantação do Geoparque, por meio da qual haverá a apresentação das ações e desafios em curso dos oito municípios da Bacia para a criação de um Geopark Unesco neste território. Às 10h30 ocorrerá a palestra com o coordenador de Desenvolvimento Territorial e Geoturismo do Geopark Araripe (único Geopark Unesco do Brasil), professor mestre Eduardo Guimarães, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

No período da tarde será dado procedência ao segundo momento das atividades, com a estruturação da mesa 2. Por um Geopark na Bacia do Rio Corumbataí. Na ocasião, o diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Unesp de Rio Claro, professor doutor José Alexandre Perinotto, ministrará exposição sobre o Projeto do Parque Geológico Assistência, em Rio Claro, possível futura sede do Geoparque.

Na oportunidade, o pós-graduando e geólogo André Kolya, da Unesp de Rio Claro, compartilhará os estudos sobre o mapeamento de novos geossítios, ou seja, pontos de interesse internacionais, nacionais, regionais e locais, no âmbito da Bacia do Corumbataí, como grutas, cavernas, nascente, afloramento de rochas encontrados na região. Trata-se do 1º inventário do Projeto Geoparque Corumbataí, fruto de uma pesquisa de mestrado de Kolya, e que teve dois anos de duração. “O estudo contou com mais de 500 horas de atividades de campo e cerca de 1.000 trabalhos consultados. O projeto resultou na criação de um sistema de banco de dados com 170 locais cadastrados”, conta o geológo.

Após a exposição de Kolya, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e a promotora de justiça do Gaema – Piracicaba, Dra. Alexandra Facciolli, comentarão sobre a importância deste modelo de ordenamento territorial. Às 15h30 haverá “Roda de Conversa” (Workshop) com os representantes dos oito municípios, comandada pela equipe do Projeto Geoparque Corumbataí e professor Eduardo Guimarães (Geopark Araripe), com o propósito de compartilhar experiências e apresentar soluções para os desafios trazidos pelos municípios visando à criação de um Geopark Unesco.

“A Geodiversidade é uma das principais bases que permitiram o desenvolvimento da humanidade, desde a pré-história até os dias de hoje. Apesar disso, os temas relacionados à geologia costumam ser distantes do público devido à complexidade de interpretação. A geoconservação é uma ciência inovadora que veio para quebrar esse paradigma. Por meio de ações de ciência, educação e turismo, a geoconservação oferece ferramentas para proteger e divulgar o geopatrimônio. Os geoparques são o braço socioeconômico dessa estratégia, por meio do uso sustentável da geodiversidade como atrativo e da musealização do território, fornecendo oportunidades de cultura, lazer e  renda para toda a comunidade”, Kolya.

O II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque é promovido pela FCA/Unicamp e Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), da Unesp de Rio Claro e tem o apoio do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT), do Instituto de Geociências da Unicamp, com o Grupo de Pesquisa CNPQ Aquageo Ambiente Legal, e Consórcio PCJ.

Outras informações sobre o Projeto Geopark podem ser obtidas por meio do e-mail[email protected] ou pelo Whatsapp (19) 9 9741-6195.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.