Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Seis vereadores de Limeira mudaram de partido

Janela partidária terminou no último dia 3; inicialmente, 9 parlamentares mudariam de sigla


Por Redação Educadora Publicado 06/04/2020
Foto: Roberto Gardinalli

Terminado o prazo da janela partidária no último dia 3, seis vereadores de Limeira oficilizaram a desfiliação dos partidos pelos quais foram eleitos para este mandato:

Clayton Silva – saiu do PSC e foi para o PTC
Wagner Barbosa – saiu do PSB e foi para o PTB
Marco Xavier – saiu do PSB e foi para o Cidadania
Estevão Nogueira – saiu do Republicanos e foi para o PSC
Jorge de Freitas – saiu do Patriota e foi para o PSD
Marcelo Rossi – saiu do PSD e foi para o Podemos

No início deste período, em 5 de março, a previsão era de que 9 mudariam de partido, como os vereadores Carolina Pontes, Darci Reis e Toninho Franco. Carolina Pontes chegou a ter várias conversas com outros partidos, mas resolveu permanecer no PSDB. Darci Reis também informou que decidiu ficar no PSD.
Informação não confirmada por Toninho Franco, que não respondeu ao questionamento da Educadora, dá conta de que ele saiu do PL e foi para o Cidadania.

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

No entanto, Toninho não é contabilizado como vereador que mudou de partido porque ele já está fora da Câmara desde o dia 4, quando José Farid Zaine (PL) automaticamente voltou à sua cadeira no Legislativo. Ele foi o único secretário municipal que pediu desincompatibilização do cargo para disputar a próxima eleição municipal.

POSSÍVEL IMPACTO

É possível que a pandemia de coronavírus ainda afete as eleições municipais que deveriam acontecer em outubro deste ano, mas enquanto não há qualquer definição, os prazos precisam ser cumpridos pelos interessados nesta disputa. A janela partidária é o período em que os eleitos podem ir para outra sigla partidária sem sofrerem punição da legenda.

Entre as últimas informações estão a do Senado Federal, que diz que propostas legislativas de adiamento das eleições municipais, de 2020 para 2022, vêm ganhando força.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.