Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Primeiro caso suspeito de coronavírus em Limeira é descartado; 2ª suspeita é investigada


Por Redação Educadora Publicado 02/03/2020
urgente

O primeiro caso suspeito de coronavírus em Limeira, de um homem de 58 anos, divulgado na semana passada pela Secretaria de Saúde, foi descartado. As informações foram encaminhadas pela Prefeitura de Limeira na tarde desta segunda-feira (2).

O resultado da contraprova das amostras de secreção do paciente, encaminhado hoje (2) pelo Instituto Adolfo Lutz à pasta, deu negativo para a doença. Ainda nesta segunda-feira, aconteceu, no Paço Municipal, uma reunião do grupo técnico da secretaria com representantes de hospitais das redes pública e privada do município.

A Secretaria de Saúde também notificou o segundo caso suspeito de coronavírus. Trata-se de um homem de 29 anos, que esteve recentemente em cidades da Itália, e que foi atendido por um hospital particular de Limeira. Ele chegou ao Brasil na semana passada, quando apresentou os primeiros sintomas. O paciente está bem e é acompanhado pela Vigilância Epidemiológica. Não foi necessária internação. As amostras para o exame foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz.

Com o segundo caso suspeito, o secretário de Saúde, Vitor Santos, mantém o alerta à população. “O coronavírus tem baixa letalidade e é uma enfermidade de característica viral. As recomendações para evitar a expansão da doença é manter distância de pessoas que, eventualmente, estejam tossindo ou espirrando, lavar sempre as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outras.

Outra recomendação do secretário é a comunicação de pessoas que estejam em países com casos do coronavírus e que vão retornar ao Brasil. “É imprescindível que a Secretaria de Saúde seja informada sobre a data de chegada para que possamos prestar todo apoio à família quanto às medidas adequadas para o retorno ao país”, afirmou. “Estamos preparados para fazer o acompanhamento dessa enfermidade”, garantiu Santos. Os telefones para contato são: 3441-1914, 3442-5984, 3404-9689 ou 3404-9674.

“Com ampliação do protocolo de suspeição pelo Ministério da Saúde, considerando agora 16 países com transmissão comprovada, muitas notificações surgirão, e isso é positivo, pois mantemos os sistemas de assistência e vigilância em alerta, acompanhando os possíveis doentes, considerando-os já como infectados, desde a notificação. Com isso, as medidas médicas, de acompanhamento e de isolamento já são acionadas. As entidades públicas e privadas do município trabalham juntas desde o início e estão capacitadas e em alerta total”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Ainda segundo o secretário de Saúde, desde os primeiros casos suspeitos registrados na China, por determinação do prefeito Mario Botion, a secretaria iniciou os protocolos necessários para acompanhar a evolução da doença. O protocolo seguido por Limeira é o mesmo definido pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo governo federal. O Ministério da Saúde só considera o caso como suspeito de coronavírus se o paciente viajou para países com transmissão ou casos confirmados da doença, febre e um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, coriza e outros), ou contato próximo com suspeitos ou casos confirmados de pessoas com o vírus.

Participaram da reunião, além do secretário de Saúde, o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, os diretores da pasta, Alexandre Ferrari (Vigilância em Saúde), Camila Rezende (Atenção Primária), e Maria Fernanda Olívio Dionizio (Urgência e Emergência), a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria da Silva, além de representantes do Samu e dos hospitais Santa Casa, Humanitária, Unimed e Medical.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.