Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura multa BRK Ambiental em R$ 92.855 por vazamento de esgoto em Parque Ecológico do Jardim do Lago, em Limeira

Governo Mario Botion (PSD) também assumiu que foram retirados 100 peixes mortos do local entre o final de semana e segunda-feira (12)


Por Redação Educadora Publicado 13/08/2019

A concessionária BRK Ambiental, responsável pelo tratamento de esgoto e distribuição de água em Limeira, foi multada em 3.500 Ufesps (R$ 92.855) pelo vazamento de esgoto na lagoa do Parque Ecológico do Jardim Lago na semana passada. Além da autuação, a empresa também ficará obrigada a reparar o dano causado com a reposição de 2.000 alevinos (peixes) na lagoa no prazo de 30 dias. A informação foi confirmada pela prefeitura, que enviou nota a imprensa, na noite desta terça-feira (13).

Na nota, a prefeitura também confirmou a retirada de 100 peixes mortos do local entre o final de semana e segunda-feira (12) e que o problema seria comunicado a Ares PCJ e a Cetesb. Segundo o governo Mario Botion (PSD), a retirada dos peixes “foi tomada para que se evitasse a decomposição e o agravamento do quadro ambiental da água do lago”.

A prefeitura cita também que a lagoa segue sendo monitorada, que os níveis de oxigenação deixaram a situação sob controle e que a BRK vai manter esse trabalho de oxigenação até quinta-feira (15) e depois continuar monitorando o local.

Por fim, a nota informa que desde a última quinta-feira (8), as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Obras e Serviços Públicos, além da Diretoria de Saneamento e Drenagem, “têm adotado todas as providências técnicas e de caráter legal necessárias em relação ao vazamento de esgoto ocorrido na lagoa do Parque Ecológico do Jardim do Lago, situação que veio a provocar um dano ambiental e a mortandade de peixes” e que “a responsabilidade pela contaminação foi da concessionária BRK, que contratualmente deve fazer a manutenção das redes de esgoto”.
A Prefeitura afirma ainda que na quinta-feira (8), a Secretaria do Meio Ambiente informou a BRK da obstrução de uma rede de esgoto que provocou a contaminação da lagoa. A concessionária se dirigiu ao local e constatou que o extravasamento da rede fez com que o efluente fosse jogado na galeria de águas pluviais e de lá para a lagoa.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.