Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira terá fiscais de plantão para garantir lockdown

Venda de alimentos prontos para o consumo só será permitida pelo sistema de entrega domiciliar e segue obrigatório o uso de máscaras sociais em locais públicos


Por Redação Educadora Publicado 31/07/2020
Foto: Roberto Gardinalli

Durante o segundo fim de semana de lockdown, neste sábado (1º) e domingo (2), a Prefeitura de Limeira irá intensificar a fiscalização das medidas de isolamento social previstas em decretos municipais e estaduais. Comércio e indústria devem permanecer fechados (com exceção das indústrias alimentícias). O mesmo vale para a construção civil e prestadores de serviços, excluindo aqueles da área de saúde. Venda de alimentos prontos para o consumo só será permitida pelo sistema de entrega domiciliar e segue obrigatório o uso de máscaras sociais em locais públicos.

O lockdown foi decretado pelo prefeito Mario Botion (PSD) no dia 21 visando diminuir a circulação de pessoas no município, e consequentemente, reduzir a velocidade de contágio pelo coronavírus.

A exemplo do último fim de semana, um corpo de agentes públicos estará “a postos” para garantir o cumprimento do lockdown. A equipe será integrada por fiscais da Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Departamento Tributário e Divisão de Posturas, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho terá participação das polícias Militar e Civil.

Durante o fim de semana, denúncias podem ser encaminhadas pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar). A gerente da Vigilância Sanitária, Renata Martins, informa que os estabelecimentos que descumprirem o lockdown serão imediatamente fechados e estarão sujeitos às penalidades previstas em decretos anteriores.

PRAÇAS

Conforme os decretos 257 e 259, a Prefeitura de Limeira recomenda que a população evite a utilização de praças e demais espaços públicos para a prática de atividades físicas e de lazer, nos períodos em que o município estiver na Fase 1 (vermelha). Nesse sentido, agentes de trânsito continuarão presentes nas principais áreas de concentração de usuários, como o entorno do Limeirão, Praça Itália (Jardim Montezuma), Parque Ecológico (Jardim do Lago), Pico do Planalto (Jardim Planalto), Marginal Oeste ao Ribeirão Tatu (Ponte Preta), Praça Dr. Milton Silveira (Humanitária/Jardim Nova Itália) e Praça Dr. João Mendes da Silva Junior (Ginásio do Jardim Santo André). Os equipamentos de ginástica das academias ao ar livre estão isolados com fitas zebradas, a fim de evitar o uso por parte da população.

O QUE PODE FUNCIONAR

Serviços de saúde (hospitais, farmácias e clínicas médicas); serviços de segurança pública e privada e de socorro (médico e guincho); clínicas de saúde animal; hotelaria; serviços públicos decorrentes de contratos públicos; serviços de radiodifusão, telefonia e internet; indústrias de produtos alimentícios; postos de combustíveis (das 8h às 18h); rodoviária; cartórios; e serviços exclusivamente de fornecimento de alimento pronto para consumo por entrega domiciliar ou de entrega de gás (delivery).

O QUE NÃO PODE FUNCIONAR

Indústrias, construção civil; comércios em geral, serviços em geral; atividades religiosas; serviços bancários (exceto caixa eletrônico); mercados, padarias, drive thru; drive in; feiras livres; festas e eventos; lojas de conveniência em postos de combustíveis; entre outros.

VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA

Nos dias de lockdown, será ampliada a proibição da venda de bebidas alcoólicas para o período integral. Ao longo da semana, a restrição já ocorre das 18h às 8h do dia seguinte. 

MÁSCARAS

Segue obrigatório o uso de máscara para circulação em locais públicos. Quem for flagrado sem o equipamento será multado em R$ 524,59. 

FISCALIZAÇÃO

Os estabelecimentos que descumprirem o decreto serão interditados imediatamente e estarão sujeitos às penalidades previstas em decretos anteriores.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.