Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira lança Mês da Empregabilidade

O objetivo é fomentar o contado direto dos estudantes com o mercado de trabalho e prepará-los profissionalmente


Por Nani Camargo Publicado 03/05/2019
Crédito: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

O prefeito Mario Botion participou na semana passada da abertura do “Mês da Empregabilidade”, no auditório da Escola Senai Luiz Varga. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, em parceria com diversas instituições do município. O objetivo é fomentar o contado direto dos estudantes com o mercado de trabalho e prepará-los profissionalmente. Durante todo o mês, serão realizadas palestras, oficinas de currículos, rodas de conversa, orientação profissional e outras ações voltadas ao tema empregabilidade e ao mercado de trabalho.
Na ocasião, Botion destacou que o Mês da Empregabilidade faz parte das ações do Programa Permanente de Desenvolvimento (PPD) e que a cidade é privilegiada pela diversidade de atividades econômicas disponíveis. O prefeito ainda frisou que a capacitação é uma forma de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional e que é preciso estar preparado para as oportunidades ofertadas. “É fundamental buscar sempre novas fontes de conhecimento e Limeira tem um número muito grande de escolas de capacitação profissional”, disse.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, observou que a cidade, ao contrário do cenário nacional, apresenta uma configuração favorável e mantém um saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. “No município temos um histórico de saldo positivo no Caged mas o mercado de trabalho é competitivo e é preciso se destacar. O Mês da Empregabilidade é uma forma de agregar novos conhecimentos e contribuir com a formação profissional de cada um”, comentou.
Diretor do Senai, Mário Eduardo Cazão comparou o tema empregabilidade a uma roda, onde compete ao Poder Público preparar um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios e ao jovem estar preparado para o mercado de trabalho, continuando a sua jornada para além do ensino profissionalizante.

Após a abertura, houve uma palestra sobre “Mercado de Trabalho”, com o Diretor da Faculdade Anhanguera de Limeira, Renato Cividini Matthiesen, abordando a questão da empregabilidade nos dias atuais e as oportunidades que podemos encontrar.
O secretário Antonio Peres (Comunicação Social), a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia dos Santos Damaceno, o Diretor Técnico do Centro de Ressocialização de Limeira, José Paulo da Silva, e a Coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ), Ana Paula Marini, também compareceram à abertura do evento, que tem como parceiros: FCA Unicamp, Sebrae, Senac, Senai, Sesi, PAT, Faculdades Anhanguera, Einstein, Faal, Isca, Ainda, Apae, Etec Trajano Camargo, Cotil e Centro de Ressocialização.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.