Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira fará novo inquérito sorológico da covid-19

Diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, revelou que a Secretaria fará nova testagem em massa para mapear a disseminação do coronavírus; inquérito está programado para outubro


Por Thayla Ramos Publicado 23/09/2020
Novo inquérito sorológico é realizado pela Prefeitura de Limeira
Fotos: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, informou que a Secretaria da Saúde de Limeira prepara um novo inquérito sorológico da covid-19 em Limeira, programado para outubro. A novidade foi anunciada durante entrevista ao repórter Carlos Gomide, no programa Educadora Agora desta quarta-feira (23). A Educadora questionou a Prefeitura, via Secretaria de Comunicação Social, sobre o novo cronograma de testes. Em nota, a pasta confirmou que o novo estudo está em fase de detalhamentos, mas não se manifestará mais detalhadamente sobre o assunto.

Como mostrou a Educadora, o primeiro inquérito sorológico realizado pela Prefeitura de Limeira, com o suporte voluntário da Limite Pesquisa entre os dias 24 e 29 de agosto, mostrou que o percentual da população que está ou esteve com covid-19 é de 14,6%. Ou seja, estima-se que aproximadamente 35,7 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, tenham se contaminado em Limeira até o final de agosto.

A metodologia utilizada foi por amostragem probabilística aleatória simples (AAS), que permitiu que todos os moradores de Limeira, com 15 anos ou mais, tivessem a mesma probabilidade de participar. A seleção foi feita por sistema informatizado, que eliminou a subjetividade da amostra.

O estudo mostrou ainda que 85,4% não tiveram contato com o vírus. Também foi possível confirmar que a cidade não atingiu a imunidade coletiva, que só é possível quando o percentual é superior a 50%. Foram realizados 1.291 exames nas seis regiões de Limeira. A margem de erro para os índices globais apresentados na pesquisa é de, no máximo, 2,7%. A confiabilidade é de 95%.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.