Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira confirma segunda testagem por amostra da população

Testes rápidos serão aplicados em 1.507 pessoas; a seleção acontecerá por um sistema informatizado, que elimina a subjetividade da amostra


Por Redação Educadora Publicado 25/09/2020
Foto: Roberto Gardinalli

A Prefeitura de Limeira confirmou que realizará a partir do dia 12 de outubro a segunda testagem por amostra da população para monitorar o avanço do coronavírus na cidade e também identificar o índice de imunidade coletiva. A Educadora já tinha adiantado a informação.

O novo inquérito sorológico será nos mesmos moldes do realizado no mês passado, com o apoio voluntário do Instituto Limite Pesquisas. A metodologia estatística é amostragem probabilística aleatória simples em que uma parcela da população com idade igual ou superior a 15 anos será testada.

Testes rápidos serão aplicados em 1.507 pessoas. A seleção acontecerá por um sistema informatizado, que elimina a subjetividade da amostra.

O chamamento dos selecionados para a nova testagem começará neste sábado (26). Servidores da Secretaria de Saúde farão contato telefônico com as pessoas indicadas pelo sistema do município. Se a ligação não for atendida ou houver recusa, a substituição acontecerá por nova seleção aleatória do sistema.

Serão testadas pessoas assintomáticas, diferentemente das que desenvolvem sintomas e buscam atendimento médico. “É sabido que 80% das pessoas não desenvolvem sintomas, ou são muito leves. É possível que a imunidade coletiva tenha alcançado um índice importante. No entanto, não é a salvação porque não protege os grupos de risco”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Ferrari explica que o resultado deste novo estudo fornecerá novas informações. O primeiro inquérito sorológico apontou, em agosto, que o percentual da população que estava ou esteve com covid-19 era de 14,6%. Ou seja, estimou-se que aproximadamente 35,7 mil na cidade, com idade igual ou superior a 15 anos, tenham se contaminado. O estudo mostrou que 85,4% não tiveram contato com o vírus.

AGENDAMENTO

Os selecionados serão informados sobre a data, horário e o local onde deverão se dirigir para realizar o teste rápido no ônibus da Secretaria de Saúde, que estará um dia em cada região da cidade. Os pontos serão os mesmos: Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão); Hípica Municipal (Parque Cidade); UPA Abílio Pedro; UBS Jardim Vista Alegre e Emeief Professora Maria Aparecida de Luca Moore, no Jardim Aeroporto.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.