Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeito de Limeira diz que contrato emergencial do transporte ocorrerá em até 100 dias

Mario Botion citou que medidas são para evitar colapso do sistema


Por Redação Educadora Publicado 26/06/2019
Crédito: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

O prefeito de Limeira Mario Botion (PSD) anunciou na manhã desta quarta-feira (26) durante entrevista coletiva que a Prefeitura abrirá contratação em caráter emergencial de uma nova empresa para atuar no transporte coletivo de Limeira. Com a medida, o processo de intervenção no serviço antes operado pela Viação Limeirense se encerrará. “Trouxemos a intervenção no limite para garantir que o serviço continuasse sendo prestado”. explica o prefeito. “Agora, temos que sair dela sob risco de colapso no serviço”, concluiu, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação.

A contratação em caráter emergencial de uma nova empresa será concluída em um prazo de 90 a 100 dias, segundo informou o prefeito e o corpo jurídico da Prefeitura – quando então, a intervenção será encerrada. A licitação para o contrato emergencial segue rito diferente de processos ordinários de concorrência, daí o fato de o tempo ser abreviado. “Em aproximadamente 100 dias, a nova empresa já estará nas ruas”, disse Botion.

Inicialmente, o contrato emergencial será celebrado por 180 dias. A Prefeitura exigirá ônibus com tempo de vida útil menor do que aqueles que estão operando atualmente. Além disso, a empresa interessada deverá oferecer veículos adaptados, refrigerados e com sistema de wi-fi. “Temos convicção que o serviço vai melhorar, mesmo ele ocorrendo por meio emergencial”.

De forma paralela ao contrato emergencial, a Prefeitura de Limeira dará sequência as medidas necessárias para a abertura de um edital de licitação definitivo para o transporte coletivo de Limeira. Botion lembrou que, para tanto, se faz necessário aguardar a conclusão do plano de mobilidade – previsto para outubro. “Tomaremos como base as diretrizes apontadas pelo plano para a confecção final do edital. Daí sim o sistema de transporte coletivo será oferecido em caráter definitivo”, observou o prefeito. Botion acredita que o edital definitivo deverá ser aberto em dezembro.

Veja entrevista de Botion à Educadora durante a coletiva:

HISTÓRICO

Antes de fazer o anúncio na coletiva, o prefeito apresentou à imprensa um histórico do que ocorreu com o transporte coletivo de Limeira. Botion citou que, em 2 de janeiro de 2017 – como primeiro ato de seu governo – foi criada uma comissão para estudar e avaliar a situação do serviço. “Estávamos com dois agravantes, não havíamos recebido informações durante a transição de governo e a gestão passada não havia aberto licitação a tempo para que o serviço continuasse a operar sem problemas”, frisou.

Em abril, duas situações determinantes fizeram com que o atual governo decretasse a intervenção. O prefeito lembrou que a Viação Limeirense se negou a passar ao Poder Público as informações da operação da bilhetagem eletrônica. A greve geral dos funcionários da empresa foi o estopim que levou a Prefeitura a decretar a intervenção.

O prefeito reforçou que a intervenção tem a finalidade de manter o serviço. “O procedimento não tem objetivo de sanear a Viação Limeirense, não era esse o objeto da medida”, declarou. “Tínhamos que dar segurança ao cidadão que usa ônibus”, declarou.

Durante a intervenção, por outro lado, os problemas se avolumaram, citou a Prefeitura. Proprietários da empresa deixaram de pagar credores – especialmente linhas de financiamento dos ônibus. Com isso, ônibus foram retirados gradativamente por meio de ações de busca e apreensão. Foram 8 ainda em 2017, posteriormente mais 12 e, recentemente, houve a busca de 32 em um processo que corria sob sigilo.

Com a iminência de colapso no sistema, a Prefeitura decidiu partir para a contratação emergencial.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.