Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Plano de Mobilidade vai para Câmara de Limeira semana que vem, diz Botion

Não significa que a cidade está próxima de terminar um período conturbado no transporte público; licitação pode ser concluída só no ano que vem


Por Renata Reis Publicado 17/06/2020
Secretário de Mobilidade Urbana de Limeira testa novos ônibus que circularão em 2020 Crédito: Prefeitura de Limeira

O plano de mobilidade urbana, que embasará a licitação principal para contratação adequada de empresa para o transporte público de Limeira, vai para a Câmara na semana que vem, disse o prefeito Mario Botion (PSD), em entrevista nesta terça-feira (17) ao programa Educadora Meio Dia. Isso não significa que a cidade está próxima de terminar um período conturbado no transporte público, que começou com problemas com a Viação Limeirense, depois a intervenção municipal no sistema e, agora, contratação emergencial da Sancetur (SOU Limeira).

Para dar início à licitação, os vereadores precisam aprovar o projeto do plano de mobilidade, que seguirá a tramitação normal – em média, 45 dias para andamento em todas as comissões e ir à plenário. Somente depois, a Prefeitura de Limeira poderá lançar o edital de licitação.

Estima-se que uma licitação demore, em média, seis meses. No entanto, licitação de concessionária do transporte coletivo é mais complexa e este prazo pode se estender. É possível, portanto, que uma nova empresa seja contratada apenas no próximo ano, caso também não haja entraves com eventual judicialização.

Mas porque demorou para o plano de mobilidade ficar pronto?

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, disse à Educadora que foi necessário um pouco mais de tempo para a coleta de dados, pois o estudo é amplo para oferecer perspectivas do trânsito e mobilidade em geral da cidade para os próximos 10 anos – tranporte público, táxis, transportes alternativos por aplicativos, carros, motos, pedestres, vias para atender o crescimento populacional, entre outros.

No entanto, a intervenção aconteceu no início de 2017 e a empresa contratada no final de 2018. O estudo começou, de fato, em março de 2019. O secretário lembrou que a licitação demorou uns 11 meses.

Até que seja finalizada a licitação, Limeira continuará com contratação emergencial de empresa para o transporte coletivo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.