Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pelo 2º dia consecutivo, Limeira tem a pior taxa de isolamento social no Estado: 38%

Flexibilização da quarentena na cidade pode ser comprometida a partir da próxima semana por causa do desrespeito à medida de combate ao coronavírus


Por Renata Reis Publicado 06/05/2020

De todos os municípios paulistas monitorados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, Limeira tem o pior índice de isolamento: 38%. O considerado ideal é 70%, mas o mínimo neste período de pandemia é de ao menos 50%.

O gráfico mostra Limeira com 38% nesta terça-feira (5), enquanto a média em todo o Estado foi de 47%. Limeira já tinha registrado o baixo índice no dia anterior, na segunda-feira (4).

Esta situação poderá comprometer a flexibilização da quarentena na cidade a partir do dia 11. O governador João Doria já indicou que a flexibilização deverá acontecer conforme a avaliação de cada região e os municípios que não respeitarem o isolamento mínimo de 50% poderão não ter autorização. O prefeito Mario Botion já alertou sobre isso e, nesta quarta-feira, deu início a novas medidas restritivas com o apoio de forças de segurança para intervenção parcial no trânsito.

Para chegar ao índice de isolamento social, a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.