Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paróquia São Cristóvão em Limeira inova e faz missa para fiéis dentro dos carros

Primeira celebração por sistema drive-in aconteceu neste sábado (23); ideia é continuar enquanto perdurar o período de isolamento social


Por Renata Reis Publicado 24/05/2020
Foto: Divulgação/Paróquia São Cristóvão Limeira

A Paróquia de São Cristóvão, no bairro que leva o mesmo nome em Limeira, realizou a primeira missa na cidade pelo sistema drive-in. Os fiéis, de dentro de seus veículos, puderam participar da celebração sem contato com outras pessoas, respeitando as recomendações de distanciamento social em momento de pandemia do novo coronavírus.

O altar foi improvisado em frente à igreja. Um telão acima foi instalado para facilitar a visualização dos fiéis dentro dos veículos.

A iniciativa é do padre João Delmiglio junto com alguns fiéis da Paróquia, como Evanil Junior, que contou que ouviu na Educadora sobre esta alternativa ocorrida em outra cidade. “Como a igreja tem um estacionamento amplo bem na frente, o padre gostou da ideia de fazer uma celebração como piloto neste sábado [23], e deu certo. Aproximadamente, 30 veículos estiveram nesta celebração”, conta Evanil.

“Estamos num momento crucial da história. Tudo está precisando ser reinventado; não na sua essência mas na forma de apresentação”, conta o padre João.

De acordo com ele, não está sendo diferente com os sacramentos e, principalmente, o sacramento da Eucaristia. Diante dessa realidade, “e da fome do povo de Deus do pão Eucarístico tivemos a feliz ideia de celebrar aqui na paróquia São Cristóvão esta missa. Vale lembrar que foram respeitadas rigorosamente as orientações da organização Mundial da Saúde e as orientações do Município. Mantivemos o tempo todo o distanciamento de 3 metros aproximadamente. As pessoas puderam permanecer dentro dos carros acompanhando pelo folheto de missa que ficou para a família e, através de um telão, que apresentou alguns limites, mas foi a nossa primeira experiência e, com certeza, vamos nos aperfeiçoar. Portanto não foi devolvido o folheto, quem entregou estava com as mãos purificadas e lavadas sem nenhuma possibilidade de contato de transmissão do vírus”.

Apenas o padre e três ministro distribuíram a Eucaristia para as pessoas que estavam nos carros, em família, diz. “Na Eucaristia, no momento da transubstanciação-( consagração) as espécies do pão e do vinho estavam cobertas com um corporal, protegendo também às espécies na parte de cima. Esses cuidados foram rigorosamente seguidos. Percebi que as pessoas gostaram e voltaram para casa mais alegres o que chegaram”.

O padre lembra que a Paróquia São Cristóvão tem um espaço privilegiado, que comporta com tranquilidade 50 carros. “Queremos repetir esta rica experiência. É a capacidade que temos de reinventar e, como Cristo saciou a fome do povo no deserto, saciar a fome da Eucaristia de tantos irmãos e irmãs neste momento”.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.