Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Palestras sobre Reforma da Previdência reúnem 100 na Câmara de Limeira

A iniciativa das palestras reuniu sindicalistas, segurados do INSS, trabalhadores, estudantes e interessados em geral.


Por Nani Camargo Publicado 03/04/2019
Divulgação

Cerca de 100 pessoas acompanharam, nesta terça-feira (2), as palestras sobre a Reforma da Previdência promovidas pelos sindicatos de trabalhadores de Limeira, na Câmara Municipal. Natal Leo, membro do Conselho Federal da Previdência Social, e os advogados Fernando José Hirsch e Rivadavio Guassu abordaram todas as perspectivas da PEC 06/2019, além dos prejuízos da proposta aos segurados, futuros e presentes.

Natal alertou que a Reforma propõe uma mudança de concepção na sistemática de concessão de benefícios. “Se aprovada, ela permitirá alterações aprovadas pela maioria simples do Congresso, ao invés de maioria Constitucional como é hoje. Fica mais fácil mexer, e aumenta muito o poder do governo, que poderá fazer mudanças a cada cinco minutos”, disse.

Fernando José Hirsch comentou sobre a perda substancial do valor do benefício, na nova modalidade de cálculo. “Atualmente, elimina-se os 20% de salários mais baixos para estabelecer uma média. Na nova proposta, conta-se toda a vida laboral, incluindo aí os períodos de mais baixos salários”, afirmou.

Rivadavio Guassu focou a questão dos servidores, em especial a nova estrutura de idade mínima para carreiras como a dos professores. “Servidor público não é privilegiado de forma alguma. Isto é um grande mito”, apontou.

Ao final das explanações, o público fez perguntas aos palestrantes. “O movimento sindical está completamente aberto a uma reforma do sistema previdenciário. Mas esta que está aí é muito cruel, insensível com as mulheres, com os pobres e com a própria Constituição”, analisou o presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Artur Bueno Júnior.

A iniciativa das palestras reuniu sindicalistas, segurados do INSS, trabalhadores, estudantes e interessados em geral.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.