Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Padre Leandro, da Diocese de Limeira, torna-se réu em processo de abuso sexual

Crimes teriam acontecido entr 2002 e 2006; caso corre em sigilo na Justiça de Araras


Por Redação Educadora Publicado 12/03/2020 Atualizado 11/03/2022
Após escândalos de pedofilia, Diocese de Limeira anuncia demissão de padre Leandro
Foto: Divulgação/Diocese de Limeira

O padre Pedro Leandro Ricardo, que atuava na Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana, tornou-se réu em processo de abuso sexual iniciado na Justiça de Araras. Ele foi denunciado pelo Ministério Público (MP).

Neste caso, são quatro vítimas. A identidade delas é preservada, assim como o caso está em segredo de Justiça. “Todo caso que envolve notícia de abuso sexual corre em sigilo”, explica à Educadora um dos advogados das vítimas, Roberto Tardelli.

Os crimes teriam acontecido entre 2002 e 2006. As vítimas eram próximas a ele e serviam a igreja onde atuava antes de ser transferido para Americana, onde também há denúncias graves.

A Justiça de Araras determinou medidas cautelares, como a proibição do padre sair do país. Ele já está afastado das funções de sacerdote na Igreja Católica desde o início do ano passado, quando os escândalos começaram a ser divulgados.

Há investigações em Americana e também Limeira. A Educadora mostrou que, recentemente, o Ministério Público pediu novas diligências à Polícia Civil de Limeira referentes a dom Vilson Dias de Oliveira, bispo emérito, que renunciou ao cargo na Diocese em maio do ano passado devido aos escândalos. Ele teria acobertado esses casos.

Na semana passada, o padre Diego Rodrigo dos Santos, da Paróquia de São Sebastião, no bairro Boa Vista em Limeira, também teve a ordem do sacerdócio suspensa até que dom José Roberto Fortes Palau conclua a investigação iniciada contra ele e receba orientações do Vaticano sobre quais providências tomar. Neste caso, não foi revelado o teor da denúncia.

A Educadora não conseguiu localizar a defesa do padre Leandro Ricardo e já se colocou à disposição, à assessoria da Diocese, dos outros citados caso queiram se manifestar.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.