Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paciente recuperado de Covid-19 é diferente de curado, explica secretário de Limeira

"Essa é uma doença em que ainda estamos discutindo a palavra curado", disse Vitor Santos, da Saúde


Por Renata Reis Publicado 05/05/2020
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

“Se existem 59 confirmados e 53 recuperados, sendo 5 confirmados internados e uma morte, onde se encaixam as pessoas confirmadas que ainda não estão recuperadas, como o caso do ex-vereador Eliseu Daniel? Ele tem confirmação, mas ainda não está recuperado, nem está internado”.

Este foi o questionamento feito pela Educadora à Prefeitura de Limeira durante coletiva on-line na tarde desta terça-feira (5) diante da dúvida de outras pessoas que acompanham os boletins diários sobre a doença na cidade.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, disse que o critério para recuperação é alta hospitalar caso a pessoa tenha sido internada ou quando o paciente não tiver mais sintomas.

O secretário municipal da Saúde, Vitor Santos, explicou que existe diferença entre recuperado e curado. “Essa é uma doença em que ainda estamos discutindo a palavra curado. Quer dizer: aquela pessoa que não te mais sintomas e está protegida de outras enfermidades. Nós consideramos curadas aquelas pessoas que passaram pelos sintomas, que fez o tratamento ou não e que, eventualmente, tem o que a gente chama de Imunoglobulina G, que é a representação do anticorpo protetivo para esse organismo em relação a essa enfermidade”.

Quanto aos pacientes recuperados, Santos diz que são os que se recuperam do processo agudo de inflamação. “Então, posso ter pessoas em casa, ainda em tratamento, que estão recuperadas do processo agudo, mas ainda não estão totalmente curados porque ainda não têm Imunoglobulina G fortemente presente no seu teste”.

Portanto, ele ressalta que recuperado é uma coisa e curado é outra coisa. Os boletins diários não informam os casos curados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.