Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nova ação de desinfecção será realizada nesta terça (14) em Limeira

Mais de 50 produtores atuarão nesse mutirão, com a aplicação de uma solução de água com hipoclorito de sódio, por meio de atomizadores


Por Redação Educadora Publicado 13/04/2020
Foto: Adilson Silveira

A Prefeitura de Limeira fará uma nova ação de desinfecção, em diversas ruas, amanhã (14), a partir das 18h30. Coordenada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e determinada pelo prefeito Mario Botion, a iniciativa será realizada em parceria com produtores rurais da cidade, que se mobilizaram para auxiliar no combate ao coronavírus no município. Serão disponibilizados pessoal, equipamentos e insumos para a ação.

Mais de 50 produtores atuarão nesse mutirão, com a aplicação de uma solução de água com hipoclorito de sódio, por meio de atomizadores. O produto utilizado, que não é tóxico nem agressivo, é o mesmo indicado pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária para desinfecção de ambientes e contém o mesmo princípio ativo da água sanitária, porém, em concentração maior para que a aplicação seja efetiva em áreas externas.

Além dos produtores, a desinfecção conta com doações das empresas Citrícola Lucato e Magri Folheados, que forneceram o produto desinfectante; do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas (Recap), que viabilizou o combustível; da BRK Ambiental, que, após solicitação da vereadora Erika Tank e do prefeito Mario Botion, disponibilizou água (fornecida por meio das empresas Forty, Romaréllo e Neopav); e da Ecoágua, que também forneceu água, por intermédio dos produtores rurais.

Os locais de atuação foram determinados pela prefeitura, com prioridade aos de maior circulação de pessoas neste momento, como no entorno de unidades básicas de saúde, hospitais, supermercados, agências bancárias e terminal urbano rodoviário. Outro local que receberá a ação será a Avenida Costa e Silva, polo de fabricação e vendas de joias folheadas. A iniciativa terá apoio dos agentes de trânsito.

A ação contará, ainda, com fiscais para orientar os produtores e a população durante o percurso dos equipamentos. De acordo com o diretor de Serviços Públicos, Gabriel Soares, é importante que as pessoas fiquem em casa no horário da ação para não interferir no andamento do trabalho. “Vale ressaltar que o atomizador, utilizado na ação, emite um ruído elevado, pois trata-se do mesmo equipamento utilizado na área rural para aplicação de defensivos agrícolas em vários tipos de cultura”, explica.

A previsão é que a ação seja finalizada até as 22h e, por determinação do prefeito Mario Botion, deverá se repetir em outras oportunidades até o fim da pandemia. Além da iniciativa nas ruas, outras ações de combate à doença em Limeira continuam em andamento, como a desinfecção interna das unidades de saúde, com aplicação do mesmo produto, de forma pontual, com a utilização de bombas costais.

“A participação dos produtores rurais está sendo fundamental para o sucesso do trabalho e a prefeitura agradece mais uma vez a todos os produtores rurais que participaram de mais essa importante atividade no enfrentamento ao coronavírus”, ressalta Soares. O mutirão tem, ainda, apoio das secretarias de Saúde, de Urbanismo, de Mobilidade Urbana e de Segurança Pública e Defesa Civil.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.