Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No início, quero mais observar e escutar do que falar” diz novo bispo da Diocese de Limeira

Em pronunciamento, dom José Roberto Fortes Palau afirmou ser fiel ao Papa Francisco e às determinações feitas pelo pontífice


Por Redação Educadora Publicado 18/01/2020
Reprodução/Facebook

Momentos antes da cerimônia de posse, o novo bispo da Diocese de Limeira, dom José Roberto Fortes Palau fez um pronunciamento aos fiéis na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira neste sábado, 18 de janeiro, onde também acontece a missa presidida por dom José. A celebração acontece às 17h e será transmitida via Facebook.

Palau afirmou que possui alguns objetivos a curto prazo para o ano de 2020, como conhecer os 112 padres da Diocese, mas principalmente, conhecer o povo. “Quando eu digo conhecer, não digo apenas dar um oi. Quero dizer conhecer mesmo”, afirmou.

Além disso, o bispo afirmou que quer, nesse momento, mais observar e escutar do que falar. “É um pedido do próprio Papa Francisco, de que o bispo seja, principalmente, um homem de escuta e que tenha plena consciência das dificuldades pelas quais a Diocese de Limeira passa. Tenho total consciência”, disse. “Apenas quero afirmar neste momento que tudo aquilo que o Papa Francisco determinou para a proteção de menores e pessoas vulneráveis, será aplicado durante meu episcopado aqui, na Diocese de Limeira. Eu sou fiel ao Papa”, finalizou.

Dom José Roberto assume como o sexto bispo diocesano de Limeira. A missa de posse contou também com a presença do arcebispo de São Paulo Dom Odílio Pedro Scherer e do arcebispo de Campinas, dom João Inácio Müller. As 94 paróquias pertencentes à Diocese de Limeira foram orientadas a cancelar os compromissos de sábado à noite, para que os fiéis pudessem acompanhar a cerimônia.

Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2019 chegou em Limeira no último dia 15 de janeiro, e acompanhou de perto os preparativos para a posse.

Histórico

Nascido na cidade de Jacareí (SP) em 1965, foi ordenado sacerdote

no dia 6 de fevereiro de 1993, e passou a fazer parte do clero da Diocese de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 2014 e foi ordenado em junho do mesmo em São José dos Campos. Desde então, atuou como Vigário Especial da região do Ipiranga, na capital paulista.

José Roberto Fortes Palau também é mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum, em Roma, capital da Itália, e é doutor em Teologia pel

a Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro.

Como padre, desempenhou a função de reitor do seminário de Teologia da diocese de São José dos Campos (2000 a 2009), lecionou Teologia da Espiritualidade no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (2000 a 2003), fez parte do Conselho de Presbíteros da diocese de São José dos Campos (1997 a 2013). Também participou, como membro, do Colégio de Consultores (2001 a 2014), foi Pároco da Paróquia São José, em São José dos Campos (1997 a 2000), coordenou a Pastoral Presbiteral da Diocese de São José dos Campos (1998 a 2001). Além disso, atuou como Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005 a 2013), foi diretor da Escola Diaconal (2005 a 2011) e diretor e professor na Faculdade Católica de São José dos Campos (2008 a 2014) e foi Pároco na Paróquia Santo Agostinho (2010 a 2014).

ASSISTA AO PRONUNCIAMENTO:

Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.