Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

MP vai investigar Anderson Pereira por fala de pastor sobre testes para covid-19

Caso pode configurar improbidade administrativa por suposta promessa de vantagem valendo-se do cargo de vereador; Pastor Levy Ferreira de Souza, da Assembleia de Deus de Limeira, afirmou pode ter 'falhado na comunicação'


Por Thayla Ramos Publicado 08/07/2020

O Ministério Público do Estado de São Paulo vai investigar a fala do Pastor Levy Ferreira de Souza, da Assembleia de Deus de Limeira – Ministério Belém, durante um culto online transmitido no último domingo (5). Na celebração religiosa, o pastor afirmou que os fiéis que precisarem fazer testes para covid-19 devem procurar o gabinete do vereador Anderson Pereira (PSDB), que frequenta a igreja.

“Nosso vereador me cochichou aqui no ouvido, que se algum irmão (es)tiver com sintomas, ou irmã, e precisar daquele teste, que está muito difícil fazer o teste e não está tendo, procurar ele no gabinete, nosso irmão Anderson (Pereira), que ele vai encaminhar, que tem uma ‘fórmula’ para os vereadores, para ele indicar as pessoas que precisam urgentemente fazer testes”, afirmou o pastor durante sua pregação.

O pedido de instauração de procedimento preparatório para inquérito civil é da promotora Débora Bertolini Ferreira Simonetti. No documento, a promotora afirma que o caso pode configurar improbidade administrativa por parte de Anderson Pereira, por suposta promessa de vantagem valendo-se do cargo de vereador.

O parlamentar tem prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos ao MP e informar se tem indicado pessoas que o procuram para o teste de covid-19, qual o aviso que pediu para repassar, qual seria a ‘fórmula’ para indicação para o teste, justifique, ainda, suposta promessa de teste utilizando-se do cargo de vereador. A Câmara de Limeira também foi oficiada.

Na portaria, a promotora também afirma que considerou as graves denúncias noticiadas pela imprensa sobre abuso de poder religioso na eleição passada por parte do vereador. Em nota enviada à Educadora, o parlamentar afirmou que há uma quantidade limitada de testes de covid-19 em Limeira, administrada pela Secretaria da Saúde, de acordo com as evidências epidemiológicas, sem qualquer envolvimento com os vereadores ou com as organizações religiosas.

O pastor Levy Ferreira de Souza também se pronunciou através de nota, afirmando que ‘como líder religioso consciente e responsável’ reforçou ‘que o gabinete do vereador membro da igreja está à disposição de todos para o fornecimento de maiores e melhores informações’, mas que pode ter falhado. “Lamentavelmente, somos imperfeitos nas palavras e podemos falhar em nossa comunicação”, escreveu.

Veja, na íntegra, a nota enviada pelo pastor Levy Ferreira de Souza:

Como líder religioso consciente e responsável, fiz um alerta aos membros a respeito do covid-19, especialmente com relação aos cuidados cuja adoção precisa ser observada por todos nós (higienização das mãos, uso da máscara e do álcool em gel) e com relação aos sintomas da doença.

Sendo assim, sendo o tema de utilidade pública, expliquei a necessidade de procura das unidades de saúde do município quando percebidos.

Assim foi que reforcei que o gabinete do vereador membro da igreja está à disposição de todos para o fornecimento de maiores e melhores informações. Foi uma forma encontrada para ajudar na conscientização dos nossos membros enquanto limeirenses que são.

Lamentavelmente somos imperfeitos nas palavras e podemos falhar em nossa comunicação.

Entretanto, o objetivo é ajudar as pessoas que necessitam e estão em estado de angústia e desespero; esse é o nosso trabalho diário a 40 anos de ministério pastoral. Obrigado pela compreensão!!!

Deus abençoe a todos !!!!

Pr. Levy Ferreira
Assembleia de Deus
Limeira SP

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.