Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morte do pitbull Titan, queimado vivo em Limeira, completa um ano

Crime foi cometido pelo próprio tutor do filhote, Romualdo Conceição de Oliveira, de 27 anos, que se negou a pagar indenização de dez salários mínimos para a Alpa; caso segue sem solução


Por Thayla Ramos Publicado 18/08/2020

A morte do pitbull Titan, de apenas oito meses, completou um ano nesta quarta-feira, 18 de agosto. O caso chocou os moradores de Limeira e região pela crueldade com que o cachorro foi morto. O crime foi cometido pelo próprio dono do animal, que abandonou o cão em uma área verde, na região aos bairros Graminha e Jequitibás, ateou fogo no cachorro, e fugiu.

Ao notarem as chamas, moradores da região foram até o local e ouviram os uivos de Titan, queimado vivo. A Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa) foi acionada e chegou a socorrer o filhote, que morreu dois dias depois, após ficar internado em um hospital veterinário. Além das queimaduras, Titan já estaria muito magro e machucado após possíveis agressões do dono. O laudo apontou a causa da morte como insuficiência respiratória aguda severa. A voluntária da Alpa, Cassiana Fagoti, foi quem socorreu o cachorro, e ainda chora ao lembrar das cenas de dor e sofrimento.

Romualdo Conceição de Oliveira, de 27 anos, alegou em depoimento à Polícia Civil que só teria queimado o animal por acreditar que ele já estivesse morto, por conta de um possível diagnóstico de cinomose – doença grave que atinge cães. Ainda segundo o documento policial, o dono do cão só soube que ele foi queimado vivo, após a repercussão nas redes sociais. A ação foi descoberta com a ajuda de câmeras de segurança de uma residência, que flagrou a cena.

Um ano depois, o caso segue sem solução. O dono de Titan, em audiência no Fórum de Limeira, se recusou a pagar a indenização de dez salários mínimos para a Alpa. O dinheiro seria usado para cobrir despesas de atendimento veterinário e indenizar a associação, após processo movido contra o dono do pitbull. Por rejeitar a proposta, o homem, que é réu primário, vai responder penalmente e pode pegar até 2 anos de detenção, além de sofrer outras penalidades, caso seja condenado.

O promotor de Justiça, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, que acompanha o caso, afirma que há disparidades na lei e que o caso revoltou milhares de limeirenses, mas pede que ninguém tente fazer justiça com as próprias mãos. O promotor acredita ainda que até o final deste o caso deve ser resolvido.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.