Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morre aos 81 anos bispo emérito Dom Ercílio Turco, que atuou em Limeira

Dom Ercílio chegou ao município em 1989, quando foi nomeado o terceiro Bispo de Limeira (SP) pelo Papa João Paulo II


Por Thayla Ramos Publicado 30/10/2019
Foto: Divulgação/ Diocese de Limeira

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (30), às 2h35 da manhã, Dom Ercílio Turco, bispo emérito da Diocese de Osasco, no Hospital da Luz, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 19 de outubro. Dom Ercílio lutava contra um câncer. Ele chegou a Limeira em novembro de 1989, quando foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, tomando posse em 08 de fevereiro de 1990.

Escolheu como lema de seu episcopado: Evangelium Dei Evangelizare (Anunciar o Evangelho de Deus) colocando a evangelização como prioridade de seu serviço episcopal. Como Bispo de Limeira, conquistou logo a simpatia de todos e deu continuidade aos trabalhos apostólicos e pastorais já existentes, cuidando zelosamente da Diocese.

Ele nasceu em Campinas (SP), em 13 de março de 1938. Filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco, último dos irmãos Oswaldo, Antônio, José e Terezinha. Foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963, por Dom Paulo de Tarso Campos, naquela época Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Dom Ercílio Turco foi transferido pelo Papa João Paulo II para a Diocese de Osasco em 24 de abril de 2002. Conforme o cânon 401.1, do Código de Direito Canônico, apresentou sua renúncia – por motivo de idade – ao Santo Padre Francisco, no dia 14 de março de 2013, sendo que a renúncia foi aceita no dia 16 de abril de 2014.

Como Bispo Emérito, dedicou-se a uma vida intensa de oração, celebrações em paróquias da diocese, assim como em tríduos, novenas e festas de padroeiros; e ministração do sacramento da Crisma, participando firmemente nas celebrações diocesanas. As informações sobre o velório e missas exequiais ainda serão divulgadas pela Diocese de Limeira.

Atuação em Limeira
Colaborou na organização e na realização da 7ª a 10ª assembléias diocesanas e da assembléia das comunidades.
No seu governo pastoral da Diocese de Limeira, sempre se preocupou com a formação teológica e pastoral dos agentes leigos e leigas, criando três Escolas Diocesanas: Escola Catequética, para formação de catequistas, em Araras, cujos trabalhos iniciaram-se em de 1993; Escola de Educação Política, também em Araras, com início de funcionamento em fevereiro de 1998; Escola de Teologia para Leigos, que iniciou seus trabalhos, em Limeira, em fevereiro de 1999, conveniada com o Instituto de Teologia da PUC de Campinas quanto aos professores e com a UNICAMP com relação ao prédio onde funciona.

Também apoiou e acompanhou o projeto da Pastoral da Juventude chamado ESCOLICA – Escola de Líderes, Coordenadores e Assessores da Pastoral da Juventude – em 2000, visando a formação daqueles que estão à frente da Pastoral da Juventude na Diocese.

Sempre preocupado com a formação dos seminaristas, para os cursos de Filosofia e Teologia, em 1º de março de 1991, criou, de acordo com as normas do Direito Canônico, o Ano Propedêutico.

No dia 15 de setembro de 1994, lançou a pedra fundamental do Centro Vocacional Diocesano, que acolhe os jovens do ensino médio e do Ano Propedêutico, cuja inauguração oficial e bênção litúrgica aconteceu em 12 de setembro de 1996. Criou, também, em 21 de março de 1992, o Serra Clube de Limeira, para apoiar o trabalho vocacional.

Em 15 de setembro de 1994, inaugurou a Cúria Diocesana, planejado por Dom Fernando Legal, SDB, e construída durante o seu governo pastoral da Diocese de Limeira.

Como os dois primeiros bispos, também se preocupou com a formação dos futuros sacerdotes. Na reciclagem do clero, em outubro de 1997, assim se expressou: “Precisamos construir um Seminário para a nossa Diocese, em Campinas. O atual é pequeno, precário e insuficiente”. A idéia colocada em discussão e votação foi aprovada por unanimidade.

Após várias reuniões e estudos, iniciou-se a construção em 18 de maio de 2000, com o lançamento da pedra fundamental. Em 26 de março de 2001, aconteceu à inauguração oficial e a bênção litúrgica, concretizando o sonho do Seminário Diocesano São João Maria Vianney.

Desde o início de seu governo pastoral da Diocese de Limeira, buscou intensificar a comunicação e a evangelização na Diocese, tendo apoiado e orientado a criação da Fundação Nossa Senhora das Dores, mantenedora da Rádio Magnificat FM, inaugurada em 08 de dezembro de 1995.

Após discutir com o Conselho Episcopal e com o Conselho de Presbíteros, criou, em 12 de outubro de 1997, o Diretório do Fundo Sacerdotal Dando continuidade aos trabalhos dos dois primeiros bispos, em 1996 reestruturou o Secretariado Diocesano de Pastoral, nas dependências do Centro de Pastoral, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Limeira.

Sempre apoiou as Comunidades Eclesiais de Base – CEBS e em relação às pastorais criou o Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, as Comissões de Pastoral da Comunicação, da Saúde, da Educação, da Família, da Campanha da Fraternidade e o Conselho Diocesano de Leigos. Também acompanhou o trabalho das que já existiam.

Vários foram os momentos fortes durante seu governo pastoral da Diocese de Limeira. Em 31 de agosto de 1990, para agradecer os 15 anos de caminhada como Igreja Particular de Limeira, realizou uma grande Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde participaram representantes de toda a Diocese, além de Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR e Dom Fernando Legal, SDB. Em 1996, no dia 07 de julho, realizou-se uma grande concentração diocesana no Estádio Municipal “Major José Levy Sobrinho” – Limeirão, em Limeira, para celebrar os 20 anos da Diocese de Limeira. Em outubro de 1996, outra Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida.

Em 1999, convocou todas as paróquias e comunidades da Diocese, para, em comunhão com o Papa João Paulo II, fazer a abertura do Ano Santo de 2000, alcançando pleno êxito e revestindo as celebrações de grande esplendor litúrgico.

Comemorou-se, no dia 24 de junho de 2001, os 25 anos da Diocese de Limeira iniciando-se no mesmo dia, o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, celebrado no Estádio “Major José Levy Sobrinho”, onde se reuniu grande concentração de fieis com a presença de todos os bispos da Província Eclesiástica de Campinas. Encerrou-se, com chave de ouro, no dia 22 de setembro com outra Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida.

Em 24 de abril de 2002 foi transferido, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Osasco (SP).

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.