18 de setembro de 2019

Medula óssea: Câmara de Limeira discute cadastro

Tribuna Livre foi dedicada ao assunto


Por Nani Camargo Publicado 05/05/2019

Na sessão da Câmara do dia 29 de abril, a munícipe Erika Cristina Filier, em nome do Lions Clube de Limeira-Norte, usou a Tribuna Livre para discorrer sobre a campanha de cadastro de medula óssea. A oradora afirmou que a ação está sendo desenvolvida em parceria com o grupo Cirurgiões da Alegria.

De acordo com ela, a possibilidade de uma pessoa que necessita de transplante de medula óssea receber o tratamento é muito baixa. Por esse motivo, o Lions Clube de Limeira-Norte pretende realizar o cadastro de 500 pessoas que estejam dispostas a doar. Apesar de ser um número baixo de cadastros, a oradora ressaltou que em três anos de campanha ainda não foi possível alcançar esse objetivo. “Nós estamos entre 450 e 470 cadastros. Por isso, nós gostaríamos do apoio de todos os vereadores e da imprensa local para divulgar a campanha”, declarou.

Como explicou a oradora, o cadastro de medula óssea é importante para as pessoas que precisam do transplante. “Se o paciente não consegue uma pessoa compatível, ele morre”, afirmou. Segundo Erika, o cadastro representa uma preocupação com a vida e com a dignidade do ser humano. Para se cadastrar, cada munícipe deve doar 5 ml do seu sangue. “Esses dados vão para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), de onde serão transferidos para o mundo todo”.

Por fim, a munícipe falou sobre a importância da conscientização acerca do assunto, principalmente dentro da Câmara. “Se cada vereador levar dez pessoas para se cadastrar, haverá 210 cadastrados”, informou. Erika também divulgou a campanha de conscientização para doação de sangue, que também é realizada pelo Lions Clube de Limeira-Norte e pelo Cirurgiões da Alegria.

No final da sessão ordinária, a vereadora Lu Bogo (PR) fez uso da palavra para informar que os cadastros serão realizados neste sábado, 4 de maio, entre 10h e 14h, na Escola Senai. Um dos requisitos para ser doador é ter no mínimo 18 anos e no máximo 55.