Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Medical orienta sobre câncer de mama e de colo de útero

O ginecologista e obstetra da Medical, Alexandre Provinciatto, dá orientações sobre prevenção


Por Estadão Conteúdo Publicado 11/10/2019
Divulgação
No Outubro Rosa, quando são reforçadas medidas de prevenção contra o câncer de mama, o ginecologista e obstetra da Medical, Alexandre Provinciatto, colabora com a discussão e disseminação de informações técnicas e adequadas sobre o assunto, e também sobre o câncer de colo de útero.
Veja mais informações:
Você sabe o que é neoplasia?
Neoplasia é um termo genérico utilizado para denominar um grupo de mais de 100 doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Também denominada como tumor, tem como característica o desenvolvimento rápido e desordenado de células que crescem além de seus limites, podendo acometer outros órgãos. Podem ser divididas em benignas, borderline ou malignas (câncer).
As causas para seu aparecimento são as mais diversas, entre elas:

# ambientais: fatores físicos (radiação, luz ultravioleta, raio x), fatores químicos (drogas, álcool, formol, etc.) e fatores biológicos (vírus, bactérias).
# genéticos: que são alterações no DNA transmitidas para os filhos. Também chamadas de hereditárias, como as neoplasias de mama e intestino. Mas isso não significa que uma pessoa cuja família possui histórico de neoplasia irá desenvolver obrigatoriamente. A probabilidade aumenta, mas não é 100%.
# a associação das duas.

No Brasil, entre as mulheres, as neoplasias mais comuns são de mama, colorretal, colo do útero e tireoide. Vale ressaltar que o câncer de pele não-melanoma é disparadamente o tipo mais comum em ambos os sexos.

Câncer de mama
Estima-se que o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, principalmente por ser diagnosticado tardiamente.
Os sintomas variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores, quando iniciais, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³.

Quais são os exames que você deve fazer para detectar a doença?
*autoexame das mamas: deve ser realizado mensalmente, entre o sétimo e décimo dia do ciclo menstrual, a partir dos 20 anos de idade. Para aquelas mulheres que não menstruam, escolher uma época do mês, por exemplo primeira semana, para examiná-las.
O exame é realizado tocando e examinando as mamas diante do espelho, no banho ou deitada, com um dos braços na região da nuca.

A realizar o exame, você deve observar:
Deformações ou alterações dos mamilos: Feridas ao redor dos mamilos;
Mudança de cor ou da espessura da pele, do mamilo ou da auréola:
Caroços, massa, endurecimento das mamas ou axilas: Saída de secreção escura pelos mamilos

*Mamografia
Permite detectar pequenos nódulos muitas vezes não palpáveis. Atualmente é o método mais usado para se detectar o câncer de mama. Faça uma de base entre 35 e 40 anos. A partir dos
40 anos, faça anualmente. Em alguns casos há necessidade da realização de outros exames, como ultrassom, ressonância magnética e biópsia.

Os exames citados ajudam a diagnosticar a doença, mas as mulheres que tiverem alguns dos fatores abaixo devem ter um cuidado especial:
– histórico familiar da doença, como mãe, irmã ou filha
– utilização de hormônios;
– início precoce ou termino tardio das menstruações
– nuliparidade / não amamentaram
– obesidade e sobrepeso
– sedentarismo
– alcoolismo
– tabagismo
– exposição frequente a raios x ou outras formas de radiação

Câncer de colo de útero

Pode acontecer a qualquer momento em mulheres de todas as idades. O papiloma vírus humano (HPV) é responsável por 99,7% dos casos. Existem aproximadamente 100 tipos diferentes, dos quais aproximadamente 35 tipos infectam a mucosa anogenital.
Quinze ou vinte tipos de HPV podem causar câncer. Os tipos de HPV mais comuns que provocam câncer são 16,18, 31, 35, 39, 45, 51, 52 e 58. É transmitido sexualmente, mas pode ocorrer pelo simples contato pele a pele ou objetos contaminados mesmo que não haja penetração.
Na maior parte das vezes não apresenta sintomas. Por isso é fundamental que você faça o seu exame de Papanicolaou periodicamente para prevenção do câncer. Outro exame
complementar é a colposcopia.

É importante ressaltar que o uso de preservativo (camisinha) evita a gravidez indesejada e contágio de várias doenças sexualmente transmissíveis.

Lembre-se:
· Visite seu ginecologista regularmente
· Informe seu médico se você se encontra no grupo de risco para doença
· Tenha uma alimentação balanceada
· Pratique alguma atividade física
· Evite o consumo excessivo de bebida alcoólica, fumo, exposição excessiva ao sol sem proteção e relação sexual sem proteção

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.