Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais de um terço dos vereadores de Limeira deve mudar de partido

Ao menos 8 parlamentares devem aproveitar a janela partidária, que começa nesta quinta-feira


Por Renata Reis Publicado 02/03/2020
Foto: Divulgação/Câmara de Limeira

Ao menos 8 vereadores de Limeira devem mudar de partido a partir da próxima quinta-feira (5), quando começa o prazo da chamada janela partidária – período em que os eleitos podem ir para outra sigla partidária sem sofrerem punição da legenda. Um nono nome surgiu na noite desta segunda-feira (2).

O prazo da chamada janela partidária termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição). Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas.

VEREADORES DE LIMEIRA QUE DEVEM MUDAR DE SIGLA

Durante a janela partidária, tudo pode acontecer. Por ora, a Educadora apurou que devem mudar de sigla partidária:

Toninho Franco
Ele pode sair do PL (Partido Liberal), de Miguel Lombardi, e filiar-se ao PSD (Partido Social Democrático), de Mario Botion. Ele já é da base.
Toninho Franco foi questionado, mas não retornou ao contato da Educadora.

Carolina Pontes
A vereadora está no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e as informações preliminares davam conta de que ela poderia filiar-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), do então prefeito Paulo Hadich, mas há possibilidade de ela ir para o MBD.
Carolina encaminhou a seguinte nota:
“Há anos sou militante política pela social democracia, defendendo minhas pautas pelo PSDB e tenho muito orgulho de sempre ter representado meu partido. Meu relacionamento com as outras esferas no decorrer desses anos sempre foi positiva, mas no município encontro dificuldades em dialogar com a Executiva, entretanto respeito a história e a posição política de cada um deles. Ocorre que diante das últimas movimentações do presidente, Eliseu Daniel, não sinto segurança sobre o lado para qual ele conduzirá o partido nas Eleições de 2020. Diversos são os filiados que fazem parte dos quadros do governo Botion. Se eu tiver que mudar de partido será por uma única razão: não quero compor com os grupos polarizados: Félix e Botion. Para mim, a construção de uma uma terceira via – que seja verdadeiramente isenta de ambos – é essencial para Limeira e será meu norte para eventual saída do partido”.

Clayton Silva
O vereador, que recentemente teve o mandato cassado por quebra de decoro e voltou por ordem liminar, sairá do PSC (Partido Social Cristão), partido do presidente do Legislativo Lemão da Jeová Rafá, e poderá filiar-se ao (DC) Democracia Cristã.
À Educadora, o vereador não confirma a nova sigla. Diz apenas que está definindo ainda. “Acredito que nesta semana terei uma definição”.

Darci Reis
O vereador poderá deixar o PSD e filiar-se ao PL.
À Educadora, Darci Reis diz que ainda não conversou com o presidente do partido pelo qual foi eleito, o que deverá acontecer nesta semana. Ele conta, porém, que está em conversa com dois partidos.

Estevão Nogueira
O vereador do Republicanos, partido do vereador Nilton Santos, poderá ir para o PSC.
Estevão encaminhou a seguinte nota:
“Logicamente, este momento é de começar as definições para as eleições, mas é preciso ter serenidade e sabedoria. Estou avaliando ainda a permanência no Republicanos, mas, é claro que existem presidentes de outros partidos que buscam conversar comigo. Esse momento é de muita conversa”.

Jorge de Freitas
O vereador confirmou que deixará o Patriotas, mas diz que ainda não definiu qual sigla se filiará. “Provavelmente PSD ou Avante”, disse à Educadora.

Marcelo Rossi
O vereador deverá deixar o PSD e afirma que ainda define para qual sigla irá. “Creio que até o finalde semana devemos ter uma posição”, disse.

Marco Xavier
O vereador é do PSB e não descarta a possibilidade de deixar o paartido. Ele diz que tem conversado com algumas siglas, sendo uma delas o MDB. Definições podem acontecer nos próximos dias.

Wagner Barbosa
O vereador que atualmente é do PSB poderá deixar o partido e filiar-se ao PTB. A informação não foi confirmada.
Wagner deverá se manifestar posteriormente por meio de sua assessoria.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.