Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livro reúne fotos históricas de Limeira

Nova obra de José Eduardo Heflinger Jr., o Toco, é uma viagem visual; “Retratos de Limeira” será lançado no dia 18 de setembro, às 19h30, no Palacete Levy


Por Redação Educadora Publicado 05/09/2019
Vista da fachada do prédio da “Casa Farani”, situado na esquina da Santa Cruz com a rua Barão de Campinas (Praça Luciano Esteves), então ocupado pela “Legião Brasileira de Assistência”. Atualmente Agência do Banco do Brasil. Foto de autor e datas ignorados. Acervo “Biblioteca Paulo Masuti Levy”.

O pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos; em especial na região de Limeira (SP), cidade que é considerada berço da imigração europeia pelo sistema de parceria no país. O resultado deste estudo obstinado são 26 volumes, todos embasados em documentos históricos levantados pelo próprio pesquisador em arquivos brasileiros e europeus e que, hoje são referência mundial sobre o assunto. Durante o processo de pesquisa, Heflinger Jr. conseguiu um acervo imensurável de fotos e documentos históricos que foram publicados nos livros. O pesquisador, porém, sentiu necessidade de reunir parte das fotos de Limeira em um único volume para constituir um registro visual único do desenvolvimento da cidade. Assim, nasceu “Retratos de Limeira, que está sendo lançado agora.

Rua do Comércio (Dr. Trajano) e o início da Av. Campinas. A Rua do Comércio (Dr. Trajano) e o início da Av. Campinas. A esquerda, vista parcial dos barracões da “Machina S. Paulo”, em frente ao terreno onde, futuramente, seria instalada a Dilivesa (atualmente “Covabra Supermercados”). Photo Attilio Leoncini – Acervo “Biblioteca Paulo Masuti Levy”

 

Casarão do Tatú construído no início do século XIX pelo Capitão Luis Manoel da Cunha Bastos, proprietário do Engenho do Tatu. Foto Alexandre Kantowitz (2019) – Acervo José Eduardo Heflinger Júnior

 

O projeto de editoração de “Retratos de Limeira” é fruto da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pronac 184271, em ação administrada pelo Ministério da Cidadania com patrocínio da Cirúrgica Fernandes Ltda. e da Usina Santa Lúcia. O volume reúne mais de 200 imagens raras, entre fotos, quadros e ilustrações, dos séculos XIX e XX, com legendas e comentários. O prefácio é de Paulo Masuti Levy, presidente da Associação Pró-Memória de Limeira, que destaca que o livro é “uma viagem no tempo a partir de registros iconográficos raríssimos, até porque muitas construções que materializavam nossa rica história já não existem mais. Para aqueles que tiveram oportunidade de conhecê-las, certamente se emocionarão […]”. A orelha, de Arthemio Bertolini, da Academia Limeirense de Letras, informa que o livro “remete o leitor mais observador a múltiplas reflexões sobre a evolução desta próspera cidade próxima a completar dois séculos de existência”.

Para Heflinger Jr., a intenção de “Retratos de Limeira” é maravilhar o leitor. “Quis construir uma viagem visual onde o leitor possa observar as grandes transformações e adaptações da cidade, decorrentes dos diversos ciclos da natureza econômica; o desenvolvimento agrícola e industrial, os aparelhos públicos e sociais e os sistemas de ensino, por exemplo”, explica.

Capa do livro que será lançado

Acessibilidade

A Secretaria da Cultura de Limeira conta com o aparelho “Poet Compact” para atendimento dos deficientes visuais interessados em conhecer os livros de José Eduardo Heflinger Jr. Trata-se de um equipamento que transcodifica os textos escritos para áudio e uma parceria entre o autor e a Secretaria de Cultura permite aos deficientes visuais que quiserem conhecer o conteúdo dos livros agendar a leitura com o aparelho na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz.

José Eduardo Heflinger Jr., em uma de suas viagens para realização de pesquisas

 Lançamento

“Retratos de Limeira” será lançado no dia 18 de setembro, às 19h30, no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11, Limeira, SP) com entrada franca. Os livros poderão ser adquiridos pelo Disk Livro (19) 3034-0115 e (19) 99643-2855 ou na banca de jornais e revistas IV Centenário, na Praça Toledo de Barros.

 

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.