Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livro de fotos sobre Limeira chega à banca IV Centenário

O volume reúne mais de 200 imagens raras, entre fotos, quadros e ilustrações, dos séculos XIX e XX, com legendas e comentários; autoria é do pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco


Por Nani Camargo Publicado 16/10/2019
Casarão do Tatú construído no início do século XIX pelo Capitão Luis Manoel da Cunha Bastos, proprietário do Engenho do Tatu. Foto Alexandre Kantowitz (2019) – Acervo José Eduardo Heflinger Júnior

O livro “Retratos de Limeira”, do pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco, tem novos exemplares na banca IV Centenário, na praça Toledo Barros.

O pesquisador investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos; em especial na região de Limeira (SP), cidade que é considerada berço da imigração europeia pelo sistema de parceria no país. O resultado deste estudo obstinado são 26 volumes, todos embasados em documentos históricos levantados pelo próprio pesquisador em arquivos brasileiros e europeus e que, hoje são referência mundial sobre o assunto. Durante o processo de pesquisa, Heflinger Jr. conseguiu um acervo imensurável de fotos e documentos históricos que foram publicados nos livros. O pesquisador, porém, sentiu necessidade de reunir parte das fotos de Limeira em um único volume para constituir um registro visual único do desenvolvimento da cidade. Assim, nasceu “Retratos de Limeira”, que foi lançado em setembro.

Vista da fachada do prédio da “Casa Farani”, situado na esquina da Santa Cruz com a rua Barão de Campinas (Praça Luciano Esteves), então ocupado pela “Legião Brasileira de Assistência”. Atualmente Agência do Banco do Brasil. Foto de autor e datas ignorados. Acervo “Biblioteca Paulo Masuti Levy”.

O projeto de editoração de “Retratos de Limeira” é fruto da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pronac 184271, em ação administrada pelo Ministério da Cidadania com patrocínio da Cirúrgica Fernandes Ltda. e da Usina Santa Lúcia. O volume reúne mais de 200 imagens raras, entre fotos, quadros e ilustrações, dos séculos XIX e XX, com legendas e comentários. O prefácio é de Paulo Masuti Levy, presidente da Associação Pró-Memória de Limeira, que destaca que o livro é “uma viagem no tempo a partir de registros iconográficos raríssimos, até porque muitas construções que materializavam nossa rica história já não existem mais. Para aqueles que tiveram oportunidade de conhecê-las, certamente se emocionarão […]”. A orelha, de Arthemio Bertolini, da Academia Limeirense de Letras, informa que o livro “remete o leitor mais observador a múltiplas reflexões sobre a evolução desta próspera cidade próxima a completar dois séculos de existência”.

José Eduardo Heflinger Jr., em uma de suas viagens para realização de pesquisas

Para Heflinger Jr., a intenção de “Retratos de Limeira” é maravilhar o leitor. “Quis construir uma viagem visual onde o leitor possa observar as grandes transformações e adaptações da cidade, decorrentes dos diversos ciclos da natureza econômica; o desenvolvimento agrícola e industrial, os aparelhos públicos e sociais e os sistemas de ensino, por exemplo”, explica.

Os livros também podem ser adquiridos pelo Disk Livro (19) 3034-0115 e (19) 99643-2855.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.