Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Livro conta histórias dos tipos populares de Limeira

Obra resgata pessoas do cotidiano da cidade ao longo de mais de 100 anos


Por Nani Camargo Publicado 06/06/2020
Livro de José Eduardo Heflinger Jr

O pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos; em especial na região de Limeira (SP). O resultado deste estudo são 26 volumes embasados em documentos históricos levantados pelo próprio pesquisador em arquivos brasileiros e europeus. Há trinta e seis anos, Heflinger criou e ainda mantém a Revista Povo, publicação mensal que sempre se esmerou em levantar e dar visibilidade para os tipos populares da cidade de Limeira. Ao longo de seu trabalho, como pesquisador e editor da Revista Povo, Heflinger, grande observador e apaixonado pelos tipos populares da cidade, foi compilando e projetando um volume especial – este que agora ganha luz, “Os Populares”, resgatando histórias, curiosidades, biografias e causos, com mais de 200 fotos e ilustrações, de alguns dos personagens mais conhecidos da cidade ao longo de sua história. É o 27º e mais pessoal livro do autor.

Zé Ambrózio – Os Populares

A obra foi incentivada pela Lei Rouanet, ação administrada pela Secretaria Especial da Cultura, sob direção do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Cirúrgica Fernandes e Usina Santa Lúcia. Por essa razão, o luxuoso volume, em papel couché, todo em cores, pode ser adquirido por apenas R$ 50,00.

Os leitores de “Os Populares” poderão conhecer um pouco mais a respeito de Toninho da Verônica, Zé Sessenta, Maria dos Cachorros, dos Irmãos Coca-Cola, de Perigoso, João Delega, Querosene, Zé Paciência, Baca, João Bambu e sobre muitas outras figuras locais interessantes e controversas. “Os Populares” também apresenta políticos, radialistas e jornalistas – pessoas que marcaram a vida da cidade e que mantinham alta popularidade.

João Ramalho – Os Populares

“Sempre me interessei pelos tipos populares”, diz Heflinger. “Por isso, neste livro tive o prazer de compilar fotos e textos alusivos a esses indivíduos incomuns, que marcaram época e deixaram saudade. Esse trabalho é um resgate do folclore local, com seus tipos que habitam o imaginário – e espero que sirva de incentivo para que outras cidades façam o mesmo”, conclui.

Toninho da Verônica – Os Populares



Informações e Vendas: O livro “Os Populares” pode ser adquirido na Banca IV Centenário da Praça Toledo Barros e pelo Disk Livro: (19) 3444-8810, 3034-0115 ou 99643-2855 (WhatsApp). Página do livro no Facebook: https://www.facebook.com/LivroOsPopulares/

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.