Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira terá sistema de transparência da fila do SUS

A legislação ainda define que o tempo máximo para atualizar a lista é de 90 dias


Por Estadão Conteúdo Publicado 30/08/2019
Crédito: Câmara Municipal

A Comissão de Assuntos Relevantes que trata da transparência dos serviços de saúde do município de Limeira se reuniu nesta quinta-feira, 29 de agosto, com o secretário de Saúde Vitor Santos, para a apresentação do modelo de sistema que vai monitorar a fila única de consultas e exames do SUS na rede municipal de atendimento. O sistema foi criado para o cumprimento da Lei Ordinária Nº 5976, de autoria dos vereadores Marco Xavier (PSB) e Dr. Rafael Camargo (MDB).

A lei exige que a fila para consultas, exames, cirurgias, entre outros procedimentos médicos e odontológicos esteja disponível para acesso da população por meio da internet. A legislação ainda define que o tempo máximo para atualizar a lista é de 90 dias.

O secretário explicou que a principal dificuldade para a implantação do sistema é o cruzamento dos dados do sistema CROSS, que faz o agendamento das consultas com a formação da lista de espera. O sistema, que foi feito com auxílio do departamento de TI (Tecnologia da Informação), da Secretaria funciona de forma manual. “As funcionárias da Unidade de Avaliação e Controle (UAC) sobem as planilhas que são geradas através do sistema CROSS no novo sistema e assim são gerados os dados que são acessados pelo sistema”, explicou Danilo Marques responsável pelo sistema.

Vitor ainda comentou que a principal dificuldade em se cumprir a lei são os atendimentos considerados prioritários para, por exemplo, pessoas idosas e com deficiência. “Existem alguns pontos que são complicados em se definir prioridades, por exemplo, um idoso de 90 anos tem prioridade sobre um de 70? Ou qual deficiente deve ter a prioridade? São pontos que podem ser ajustados na lei”, declarou.

A previsão de lançamento é para o mês de setembro e o link será disponibilizado no site da própria prefeitura. Os dados que serão necessários para a consulta da posição das filas são o nome completo do paciente e a data de nascimento. O usuário consegue visualizar apenas a sua colocação nas filas de consultas e exames, assim como a especialidade e o local onde foi solicitado o atendimento.

Os membros da comissão também discutiram os números que foram apresentados pela secretaria dos dados de consultas e exames do segundo semestre de 2018 e do primeiro semestre de 2019. O secretário comentou a importância do Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (CISMETRO) para a diminuição nas filas, e que o objetivo é zerar todas as especialidades até outubro.

O número da fila de consultas caiu de mais de 16 mil para 11 mil, tendo as consultas oftalmológicas como o maior número de pacientes na espera totalizando 7.063 pessoas em 2019 contra 8.816 em junho de 2018. Outro dado que chamou a atenção dos vereadores foi o de consultas dermatológicas que caiu de 2.254 em junho de 2018 para 197 no segundo semestre de 2019. O número de algumas filas subiu, a fila de reumatologia, por exemplo, aumentou de 228 em 2018 para 859 em 2019.

A Comissão de Assuntos Relevantes foi criada para intermédio de relações institucionais, acompanhamento, incentivo, viabilização e outras medidas correlatas do direito aos usuários da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Limeira à informação e à transparência das listas de espera dos serviços públicos de saúde (clínica médica e por especialidades), exames, cirurgias, entre outros procedimentos, médicos e odontológicos foi criada através da Resolução Nº 753/2019

“Apesar de serem poderes distintos, o Executivo e o Legislativo, por meio da conversa conseguimos, em conjunto, produzir algo que não só vai facilitar o trabalho para os funcionários da Prefeitura na hora de marcar as consultas, como vai ser de grande importância para a população”, comentou o presidente da comissão, Marco Xavier.

O colegiado é formado ainda pelos vereadores Dr. Rafael Camargo, relator; Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Erika Tank (PL), Dra. Mayra Costa (Cidadania).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.