Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira terá nova fase de programa para cirurgia de catarata

Os pacientes aprovados nesse processo sairão da UPA 24 Horas com as cirurgias agendadas


Por Redação Educadora Publicado 14/10/2020
Por Pixabay

Começa nesta sexta-feira (16) a terceira etapa do “+ Visão”, programa voltado à realização de cirurgias de catarata da Prefeitura de Limeira. Estão sendo convocados pela Secretaria de Saúde 1.800 pacientes. Terão preferência os que já se submeteram à cirurgia nas fases anteriores e que aguardam o procedimento no segundo olho. Os atendimentos ocorrem na UPA 24 Horas “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, que fica na Rua Waldemar Panaro, 500, no Parque Res. Abílio Pedro – 6º Etapa.

Para essa etapa, os médicos farão uma nova avaliação médica dos pacientes diagnosticados com catarata, o que inclui exames oftalmológicos. Os pacientes aprovados nesse processo sairão da UPA 24 Horas com as cirurgias agendadas. Os procedimentos cirúrgicos terão início neste sábado (17), às 7h da manhã, na própria UPA 24 Horas.

Segundo a diretora da Atenção Secundária da pasta, Andresa Medeiros Barros, após a convocação de todos os pacientes que aguardam a cirurgia do segundo olho, serão chamados idosos (com diagnóstico de catarata e que ainda não passaram por cirurgia) e demais pacientes. A diretora ressalta que as consultas são voltadas exclusivamente aos munícipes agendados pela secretaria. O contato com essas pessoas é feito pelo número telefônico informado pelo paciente nas fases anteriores.

CORONAVÍRUS

Em face da pandemia de coronavírus, o + Visão seguirá rigorosamente todos os protocolos de segurança. Os cuidados começarão logo na chegada à UPA 24 Horas, quando paciente e acompanhante passarão por uma triagem para identificar sintomas de Covid-19. Se durante essa avaliação inicial for detectado algum caso suspeito, a pessoa será encaminhada à Unidade de Referência Coronavírus (URC), no Hospital Humanitária.

Além disso, tanto paciente quanto seu acompanhante farão o teste para Covid-19 já na triagem. A medida verificará eventuais pacientes ou acompanhantes que estejam na fase ativa da doença. Em caso positivo, paciente ou acompanhante serão orientados a procurar a URC. Só após a completa recuperação é que haverá a marcação de nova data para cirurgia.

Outra medida de segurança diz respeito aos horários dos agendamentos, que serão espaçados para evitar aglomerações. Ainda por esse motivo, os pacientes terão direito a apenas um acompanhante. A UPA 24 horas irá observar as regras de distanciamento e o uso de máscara será obrigatório. O local também oferece estrutura para higienização das mãos e álcool em gel.

BALANÇO

As duas etapas anteriores do + Visão ocorreram no Parque Cidade, em outubro e dezembro do ano passado. A ação, que visa diminuir a fila de espera na área de oftalmologia, proporcionou atendimento a 3.650 pessoas. Desse total, cerca de mil pacientes foram encaminhados à cirurgia de catarata e mais de 100 passaram por cirurgia de pterígio (tecido fibrovascular que atinge a córnea).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.