Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira terá mais 12 leitos clínicos para atender pacientes com covid-19

Somados aos 30 leitos de UTI já existentes, total será de 75 vagas de internação


Por Redação Educadora Publicado 14/07/2020
Limeira registra queda na taxa de ocupação de leitos de UTI
Foto: Maria Fernanda/Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Limeira

Com a ampliação do número de leitos clínicos na URC (Unidade de Referência de Coronavírus) em Limeira, a cidade passará dos atuais 33 para 45, que somados aos 30 leitos de UTI já existentes, totalizarão 75 vagas de internação.

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), informou que ao longo da semana, a prefeitura iniciará a instalação de outros oito leitos de UTI, todos com respiradores, monitores e demais insumos necessários. “Teremos um número razoável de leitos para os casos agravados de covid-19”, disse.

AJUDA DA POPULAÇÃO

Mesmo com todas essas melhorias, o chefe do Executivo observou que é fundamental a colaboração dos munícipes. “Sem disciplina e responsabilidade no afastamento social não há estrutura que suporte”, disse. Botion reforçou a necessidade do uso das máscaras e da intensificação da limpeza das mãos. Por parte dos estabelecimentos comerciais, citou a importância do respeito ao funcionamento limitado a 20% da capacidade de atendimento, conforme prevê o decreto estadual.

MAIS INFORMAÇÕES

Durante a coletiva, também houve a apresentação da nova peça publicitária, que irá orientar a população quanto aos sintomas do coronavírus. Em caso de febre, tosse, diarreia, perda de olfato, dor de cabeça ou dores no corpo, a recomendação é procurar uma das quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência (Morro Azul, Boa Vista, Nova Europa e Jardim Novo Horizonte), além das unidades de Pronto Atendimento, do Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC) e pronto-socorro dos hospitais. Se além desses sintomas, o paciente apresentar falta de ar, ele deverá dirigir-se imediatamente à Humanitária, às unidades de Pronto Atendimento, à UPA 24 horas do Abílio Pedro, ao pronto-socorro dos hospitais ou acionar o Samu, pelo 192.

Paralelamente à intensificação das campanhas de orientação e prevenção, Botion enfatizou que o município irá “endurecer” a fiscalização para o cumprimento de todos os regramentos. Esse trabalho conta com o envolvimento de diversas secretarias municipais, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

RESPONSABILIDADE

Sobre essas normativas, Vitor Santos observou que a população limeirense não tem respeitado como deveria o isolamento social. “Desde o início da pandemia não conseguimos alterar a marca de 50% das pessoas que estão circulando em relação as que estão em casa”, frisou. O secretário alertou para a responsabilidade de cada munícipe, no sentido de evitar sair de casa sem necessidade, sobretudo pelo fato de que 80% dos contaminados pelo coronavírus não apresentam sintomas da doença, mas poderão transmitir o vírus aos demais, aumentando a frequência e a velocidade de contaminação.

Quanto aos testes, Vitor Santos comentou que nem sempre é necessário aguardar o seu resultado para iniciar o tratamento. Frente a sintomas que sugerem a presença do coronavírus, ele disse que o médico poderá fazer a prescrição e começar o tratamento. O secretário informou, ainda, que a prefeitura disponibiliza os medicamentos usados como alternativa ao tratamento da covid-19 e que nos próximos dias irá ampliar o número de exames para identificação do vírus.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.