Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira tem um respirador para cada 5.565 habitantes

Levantamento da Educadora levou em consideração o total de equipamentos existentes na cidade e o total de habitantes do município, segundo dados do IBGE


Por Danilo Janine Publicado 10/04/2020
Limeira registra queda na taxa de ocupação de leitos de UTI
Foto: Maria Fernanda/Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Limeira

Com oito casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), conforme dados informados pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (10), Limeira tem um respirador (máquina de ventilação mecânica) para cada 5.565 habitantes. O equipamento é essencial para pacientes internados com covid-19 em estado grave. O levantamento feito pela Educadora foi baseado no número de equipamentos fornecidos pelos quatro hospitais da cidade – Unimed (16), Medical (18), Santa Casa (15) e Humanitária (seis, outros dois estão em manutenção), totalizando 55 – e no número de habitantes do município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – 306.114.

A Prefeitura de Limeira não respondeu ao questionamento da Educadora, feito via Secretaria de Comunicação Social, sobre o número de respiradores existentes na cidade e que são de responsabilidade do município.

UTI

Conforme o artigo 58 da Resolução 7/2010 do Ministério da Saúde, um respirador tem capacidade para atender até dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Neste quesito, a cidade oferece um leito para cada 3.644 habitantes. O levantamento da reportagem sobre o número de UTIs em Limeira também foi baseado em informações fornecidas pelos quatro hospitais da cidade (54), já somados os leitos do Hospital de Referência no Combate ao Coronavírus, anexo a Humanitária (16, podendo chegar a 30 em caso de necessidade).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda um leito disponível de UTI para cada 10 mil habitantes. Ou seja, Limeira, com um leito para cada 3.644 pessoas, está acima do recomendado pela OMS. Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde foi feita antes da existência da pandemia do novo coronavírus.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.