Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira tem o dia mais quente dos últimos 30 anos, informa Unicamp

Com a temperatura de 43,5°C às 15h desta quarta, a cidade de Lins, no centro-oeste do Estado, tem agora a maior temperatura já registrada oficialmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em terras paulistas


Por Nani Camargo Publicado 07/10/2020
Foto: Nani Camargo

Limeira e região mediram nesta quarta-feira (7) o dia mais quente em 30 anos medido pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), órgão ligado à Unicamp. Segundo a meteorologista Ana Ávila, a cidade registrou 39,7 graus. “O dia mais quente da história. O Cepagri começou as medições em 1990”, disse ela, à Educadora.

Já a umidade relativa do ar chega a 15%, o que leva à condição de risco à saúde. “Devido às temperaturas elevadas e ao baixo teor de vapor de água no ar, a umidade relativa do ar deve continuar registrando valores baixos nos períodos da tarde em todas as regiões mais afastadas do litoral, o que requer cuidados redobrados com a hidratação (ingestão de líquidos, aplicação de hidratantes para a pele, uso de soros especiais para nariz e olhos ressecados) e umidificação de ambientes. Além disso, as altas temperaturas podem causar ou agravar condições de saúde como a exaustão pelo calor, especialmente em idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou outras doenças crônicas”, orienta o Cepagri.

Para a Região Metropolitana de Campinas, a previsão para esta quinta-feira (8) é de céu parcialmente nublado a claro, com alguns momentos de maior nebulosidade. As temperaturas ficam entre 24 e 39ºC.  E a tendência para a sexta-feira é de variação de nebulosidade, com aumento na cobertura de nuvens a partir da tarde e possibilidade de chuvas entre o anoitecer da sexta-feira e a madrugada do sábado. 

LINS

De acordo com o Clima Tempo, com a temperatura de 43,5°C às 15h desta quarta, a cidade de Lins, no centro-oeste do Estado, tem agora a maior temperatura já registrada oficialmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em terras paulistas. 

Até então, o posto de maior temperatura medida em São Paulo era de Iguape, cidade no litoral sul, que registrou 43,0°C em 3/2/1933. Iguape sustentou o posto de maior temperatura do Estado por 87 anos, até o Brasil viver esta histórica onda de calor do começo da primavera de 2020.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.