Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira tem aumento expressivo de casos suspeitos de Covid-19

Números revelam maior procura de pessoas com sintomas gripais nos atendimentos médicos


Por Renata Reis Publicado 25/04/2020
Coronavírus

Na quinta-feira (23), dados oficiais mostravam que Limeira tinha 27 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. Na sexta (24), esse número saltou para 77. Foram 50 novos registros de casos suspeitos que passaram a ser investigados por meio de exames. Neste sábado, conforme novo balanço divulgado, são 75 em investigação.

São menos dois registros de sexta para sábado justamente porque alguns resultados chegaram. Os testes rápidos comprados pelo Município deram pouco mais de celeridade para os resultados. Houve confirmações e também casos descartados. Veja o balanço atualizado neste sábado.

Um número que também chamou a atenção foi o de pessoas internadas. Na sexta (24), eram 10 pessoas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Neste sábado (25), são 15, sendo sete em UTI. Cinco destas pessoas já estão com confirmação para doença e os demais são suspeitos.

A Educadora questionou o Município se o aumento de casos suspeitos pode indicar a ascensão da curva de transmissões na cidade. Por meio de nota, o Departamento de Vigilância em Saúde disse que não há uma explicação lógica para o aumento expressivo no número de casos suspeitos. Informou que os pacientes são notificados quando cumprem a definição de caso, e tem sintomas gripais agudos ou são internados com síndrome gripal.

Ainda conforme a Vigilância, a notificação é muito importante para o sistema, pois o paciente é tratado como se doente estivesse, e todas as medidas de controle de isolamento são tomadas. “Esse aumento se deve ao aumento dos critérios para definição de casos e uma maior sensibilidade do sistema público e privado para notificar suspeitos”.

SINTOMAS E CRITÉRIOS DE NOTIFICAÇÃO

A Educadora também conversou com o médico Danilo Gullo Ferreira, pneumologista e diretor da Unimed Limeira. Ele explicou que os sintomas destes pacientes são de síndrome gripal. “Tosse, coriza, febre e eventualmente diarreia. Se tiver falta de ar, é um sinal de maior gravidade”.

Quando suspeito, ele conta que o médico preenche um formulário próprio do Ministério da Saúde, que é enviado diariamente à Vigilância Epidemiológica. “Como não tem mais critérios de viagem ou contato com casos positivos, pois já tem transmissão local, naturalmente aumentam as notificações de suspeitos”.

CURADOS

Os números também aumentam referente aos curados da doença. Na quinta (23), eram 18. No dia seguinte, 22 pessoas recuperadas e, neste sábado, são 25. A Educadora mostrou a emocionante saída de uma paciente recuperada, depois de mais de um mês internada na Unimed.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.