Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira tem a taxa mais baixa de isolamento social entre maiores cidades do estado

O mapeamento é feito com base em dados de mobilidade de celulares


Por Redação Educadora Publicado 10/04/2020
Fiscais da Prefeitura fazem orientações Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Estatísticas do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostram que Limeira tem o mais baixo percentual de isolamento da população durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) entre 39 cidades analisadas. As informações são do Portal G1.

O mapeamento é feito com base em dados de mobilidade de celulares.

Até o momento da consulta, Limeira tinha 39% de seus habitantes cumprindo as medidas de confinamento recomendadas pelo governo. No dia anterior, eram 43%. Outra cidade da região analisada, Piracicaba, também teve queda no isolamento, de 48% para 44% entre quarta e quinta-feira. O índice ideal é de 70%, de acordo com o Centro de Contingência do coronavírus

O Sistema de Monitoramento Inteligente mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de apenas 47% na quinta-feira (9). De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.