Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira não se encaixa em critérios para flexibilização da quarentena

Prefeito explicou em coletiva on-line à imprensa na tarde desta terça-feira (14)


Por Renata Reis Publicado 14/04/2020
Foto: Reprodução

Durante a coletiva on-line na tarde desta terça-feira (14), o prefeito Mario Botion (PSD) disse que as determinações da quarentena continuam a prevalecer em Limeira porque o comportamento atual não atende aos critérios para flexibilização.

“O grupo técnico [de enfrentamento do coronavírus na cidade] se reuniu e entendeu que Limeira não se encaixa dentros dos critérios do Ministério da Saúde para fazer qualquer tipo de flexibilização. Além disso, existem algumas recomendações e determinações, como uma nota técnica do Ministério Público Federal [MPF], que veda qualquer flexibilização que esteja em discordância das recomendações da Organização Mundial da Saúde [OMS] e do Ministério da Saúde. Portanto, os números que temos hoje estão relativamente pequenos perto do que tem acontecido em outros municípios, mas dentro dos critérios do Ministério da Saúde não temos a possibilidade técnica de fazer alguma flexibilização nesse momento. Portanto, aguardaremos na próxima semana as recomendações e eventualmente novas determinações por decreto estadual”, disse o prefeito.

Limeira tem 12 casos confirmados de coronavírus, sendo uma morte.

Sobre aglomerações e estabelecimentos de serviços não essenciais que desrespeitam a quarentena, Botion disse que, até o momento, foram feitas orientações, mas as sanções previstas no decreto municipal poderão começar a ser aplicadas.

OS CRITÉRIOS DE FLEXIBILIZAÇÃO

Ministério da Saúde informou na semana passada que, a partir desta terça (14), os estados e as cidades que tiverem metade dos leitos e estrutura de saúde, como respiradores e outros equipamentos vagos, poderão flexibilizar as regras de isolamento social.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.