Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira não recebe vacina antirrábica e campanha é cancelada

Município ainda não recebeu doses da vacina antirrábica de cães e gatos para a campanha de agosto


Por Redação Educadora Publicado 31/07/2019

A Secretaria de Saúde de Limeira informa que até o momento não recebeu doses da vacina antirrábica de cães e gatos para a campanha de agosto. As doses já deveriam ter sido entregues pelo Governo Federal, conforme solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, datada de 17 de junho. No total, 1,5 milhão de doses deixaram de ser repassadas aos municípios paulistas – incluindo Limeira. Por esse motivo, a pasta informa que não realizará a campanha prevista para o próximo mês.

Por meio de ofício, a diretora técnica de Saúde do Governo Estadual, Luciana Hardt, esclarece que o Ministério da Saúde informou que neste ano seriam priorizadas as áreas de risco no país. O estado de São Paulo, pelo perfil epidemiológico em relação à raiva, não seria contemplado com as doses. Em Limeira, o último caso de raiva em cães e gatos ocorreu na década de 1980.

Segundo o veterinário da Divisão de Controle de Zoonoses, Hilton Lang, foram vacinados na campanha do ano passado, 24.528 cães e 490 gatos. Neste ano (até julho) foram aplicadas 480 doses da antirrábica em cães e gatos para atender a demanda espontânea. O veterinário salienta que, no momento, não há mais doses da vacina.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, afirma que o município tem reiterado pedidos de mais doses da antirrábica. No entanto, ele ressalta que o desabastecimento do produto é enfrentado em todo país e que a Secretaria Estadual de Saúde já pediu aos municípios um levantamento de doses disponíveis, para eventual necessidade de remanejamento.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.