Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira já teve 139 mil m² de área queimada em 2020

De janeiro a agosto, cidade registrou 98 denúncias, com recorde no mês de maio, quando a Prefeitura de Limeira recebeu 36 ligações; somente quatro multas foram efetivamente aplicadas


Por Thayla Ramos Publicado 25/09/2020

Limeira teve 139 mil m² de área queimada de janeiro a agosto de 2020, segundo levantamento divulgado à Educadora pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. Foram contabilizadas pela pasta 98 chamadas denunciando queimadas no município, com recorde no mês de maio, quando a Prefeitura de Limeira recebeu 36 denúncias. Já o mês que registrou o maior número de área queimada foi julho, com 62.900 m² atingidos por incêndios.

Apesar do balanço apontar quase 100 denúncias recebidas pelo Poder Público, somente quatro multas por queimadas foram efetivamente aplicadas neste ano. Três casos ocorreram em áreas verdes dos bairros Cecap, Anavec e Novo Horizonte. O prazo para recurso está esgotado e as multas, que variam de 100 a 5 mil Ufesps, devem ser pagas pelos responsáveis. Caso contrário, os valores serão inseridos na Dívida Ativa do município. O valor de cada Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) é R$ 27,61.

A multa de maior valor aplicada neste ano foi de 5 mil Ufesps – o equivalente a R$ 138 mil à uma empresa do setor sucroalcooleiro, responsável pelo incêndio de uma área próxima ao Residencial Roland. Como a Educadora informou, as queimadas foram identificadas em um canavial localizado próximo à Estrada Municipal LIM-157, nos dias 12, 13 e 14 de agosto. O fogo também atingiu um trecho de mata ciliar e de uma Área de Preservação Permanente (APP), que ficam próximas ao canavial.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, apenas este caso ainda aguarda julgamento de recurso. Além de multa administrativa por dano ao meio ambiente, há agravante pelo impacto na saúde pública. De acordo com a Prefeitura, inúmeras queixas foram registradas em decorrência deste episódio.

Recentemente, outro incêndio de grandes proporções atingiu uma área verde, próximo à empresa CP Kelco, às margens da Via Francisco D’ Andrea (Anel Viário), no última dia 17. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 17h e se alastrou rapidamente. Na tarde desta sexta-feira (25), um novo incêndio às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), próximo ao Parque Egisto Ragazzo, foi registrado.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, e o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, participaram do programa Meio Dia desta sexta-feira (25) e informaram que a maior dificuldade do Poder Público é identificar os autores das queimadas e realizar flagrantes para aplicação das multas. Denúncias podem ser feitas pela população ao Pelotão Ambiental da GCM, pelo telefone 153, ao Departamento de Fiscalização de Áreas Verdes – (19) 3442-9628 – e ao 156, da Prefeitura de Limeira. Já os casos de queimada de cana de açúcar devem ser comunicados à Cetesb pelo telefone (19) 3441-1956.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.