23 de setembro de 2020

Limeira é a 40ª cidade mais inteligente do país, aponta ranking Connected Smart Cities

Em 2019, Limeira estava na 60ª posição do ranking, e neste ano, avançou para a 40ª posição, ficando entre as 100 cidades mais bem avaliadas do Brasil


Por Thayla Ramos Publicado 11/09/2020 Atualizado em 14/09/2020 às 09:18

Limeira avançou 20 posições e agora é a 40ª cidade mais inteligente do país no ranking Connected Smart Cities divulgado pelas empresas Necta e Urban Systems. A iniciativa, principal do setor de cidades e mobilidade do Brasil e uma das maiores da América Latina, envolve empresas, entidades e governos.

Em 2019, a cidade estava na 60ª posição do ranking, e neste ano, aparece como a 40ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil.

O município ficou acima de outras cidades da região, como Americana, Piracicaba e Araras. O ranking é apresentado em quatro frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Limeira foi melhor avaliada na categoria Meio Ambiente, ficando em 6° lugar no ranking nacional. Dezessete das 20 melhores cidades posicionadas estão na região Sudeste, o que demonstra uma concentração de serviço e infraestrutura na região e consequentemente uma carência em outras regiões, principalmente na região Norte e Nordeste do país.

A cidade também foi destaque no índice de Segurança, ficando na 16ª posição nacional. Saiba mais na reportagem de Thayla Ramos e Roberto Gardinalli.