Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lanchonetes e restaurantes de Limeira deverão fixar cartazes ensinando Manobra de Heimlich

Projeto de lei do vereador José Roberto Bernardo(PSD) foi aprovado na última segunda-feira


Por Redação Educadora Publicado 15/10/2019
Divulgação

Estabelecimentos que comercializem alimentos, como lanchonetes e restaurantes, deverão fixar cartazes sobre a Manobra de Heimlich, método de primeiros socorros utilizado em casos de engasgo. É o que determina o Projeto de Lei Nº 276/2018, de autoria do vereador José Roberto Bernardo(PSD), aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 14 de outubro.

No projeto, o vereador explica que a asfixia é uma causa comum de morte após o engasgo com alimentos e que pode levar à morte em poucos minutos. “O método foi adotado e difundido mundialmente como uma manobra salvadora de vidas”, justifica.

Crédito: Câmara de Limeira

De acordo com a proposta, os cartazes deverão conter ilustrações passo a passo do método hospitalar ensinando a manobra tanto em adultos, como em bebês, e o número de telefone do Samu – 192.

Os cartazes devem medir no mínimo 29,7 x 21,0 centímetros, ou seja, formato A4, e a falta deles pode gerar penalidades de advertência, multa e, em caso de reincidência, o dobro da multa. A regulamentação caberá à Prefeitura. O projeto segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar.

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.