Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Justiça manda Murilo Félix apagar vídeo sobre enquete eleitoral

Na postagem, candidato do Podemos citou uma enquete realizada num grupo do Facebook em que ele aparece em 1° lugar na disputa à Prefeitura de Limeira


Por Thayla Ramos Publicado 22/10/2020
Foto: Roberto Gardinalli

O juiz eleitoral Rudi Hiroshi Shinen, da 399ª Zona Eleitoral de Limeira, pediu liminarmente a remoção de publicação veiculada na página do Facebook do candidato a prefeito Murilo Félix (Podemos), devido à divulgação de uma enquete eleitoral. O juiz deu prazo de duas horas para que a postagem fosse excluída das redes sociais, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. No vídeo, publicado na quarta-feira (21), Murilo citou uma enquete realizada num grupo do Facebook, em que ele aparece em primeiro lugar na disputa à Prefeitura de Limeira.

A decisão, assinada na tarde desta quinta-feira (22), veio em resposta à uma representação feita na Justiça Eleitoral pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), afirmando que Murilo Félix estaria veiculando em suas redes sociais uma enquete relacionada ao pleito eleitoral em andamento. O partido faz parte da coligação “Juntos por mais transformação” (PSD – PV – PL – PROS – PSC – PMB), do atual prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), que tenta a reeleição.

Na representação, o PROS afirmou que “a responsabilidade quanto à remoção do vídeo ilegal postado não diz respeito somente ao candidato a prefeito ora representado (Murilo), mas também à empresa Facebook Serviços Online do Brasil LTDA, administradora da rede social Facebook”. Na liminar, o juiz também deu ao Facebook o prazo de 12 horas para que promova a exclusão do conteúdo de sua plataforma. A postagem já foi removida da página de Murilo.

A lei eleitoral determina que é vedada, no período de campanha eleitoral, a divulgação de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. É a segunda decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo desfavorável ao candidato na tarde desta quinta-feira (22). Como mostrou a Educadora, o juiz eleitoral Rudi Hiroshi Shinen também assinou liminar determinando que Murilo Félix (Podemos) apagasse de suas redes sociais um vídeo citando a Dra. Mayra Costa (Cidadania), candidata à Prefeitura de Limeira.

No vídeo, postado no Facebook de Murilo Félix na última quarta-feira (21), a Dra. Alessandra Stringheta (PSL), candidata à vice-prefeita pela coligação “A mudança que Limeira precisa” (Podemos, Avante, PDT e PSL), afirma que Mayra votou a favor do aumento dos cargos comissionados e do aumento próprio salário em 103% na Câmara Municipal, e acusa a candidata de fazer ataques diretos à campanha de Murilo. A postagem também já foi excluída das redes sociais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.