Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Justiça manda Elektro religar energia de 75 famílias carentes de Limeira e Iracemápolis

Em período de isolamento social, "energia é indispensável para a higiene, alimentação e também para o trabalho remoto", diz juiz


Por Renata Reis Publicado 15/04/2020
Foto: Reprodução

O juiz da 1ª Vara Cível de Limeira, Guilherme Salvatto Whitaker, determinou liminarmente que a Elektro faça a religação de energia elétrica em 75 imóveis de famílias carentes e alguns rurais de Limeira e Iracemápolis. A decisão foi assinada nesta quarta-feira (15).

Ação civil pública foi movida por promotores de Justiça – Hélio Dimas de Almeida Junior (Defesa do Consumidor) e Rafael Pressuto (Saúde) – em conjunto com defensores públicos – Leandro Silvestre Silva e Douglas Schauerhuber Nunes. Antes de judicializar a questão, os promotores e defensores expediram recomendação à concessionária de energia para a religação. A Elektro limitou-se a responder que iria consultar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O juiz, então, acolheu os argumentos expressados no documento e disse na decisão: “Diante da pandemia existente, é necessário o isolamento social em domicílio. Por isso, a energia é indispensável para a higiene, para a alimentação e também para o trabalho remoto. Os autores pedem o restabelecimento do serviço em caráter antecipado, enquanto perdurar o estado de pandemia”.

O magistrado lembra que não se trata de isentar os consumidores do pagamento pelo uso da energia elétrica. As contas em aberto serão cobradas oportunamente, diz ele. “Trata-se de aplicar ao caso concreto a disciplina vigente no momento, no sentido de que a energia é bem indispensável na atual fase”.

A Justiça determinou prazo 7 dias corridos, a contar do recebimento do ofício, o fornecimento de energia elétrica às residências indicadas, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil em relação a cada unidade, até o limite de 30 dias.

Quando da recomendação do MP e Defensoria, a Educadora pediu manifestação da Elektro, que não retornou. O reportagem continua a aguardar retorno da concessionária sobre o assunto.

ASSISTA AS EXPLICAÇÕES DO PROMOTOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR DE LIMEIRA:

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.