Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Funcionalismo de Limeira pode parar meio período na sexta e não descarta greve “pós-coronavírus”

Sindicato diz que um "governo não pode passar quatro anos sem fazer investimento real na categoria"


Por Renata Reis Publicado 16/03/2020
Divulgação/Sindsel

O Sindsel, sindicato que representa os servidores públicos municipais, realizou assembleia na noite desta segunda-feira (16) e foi decidido que, caso Prefeitura de Limeira não avalie a proposta de vale-alimentação e melhore a contraproposta, poderá acontecer paralisação na manhã de sexta-feira (20). Não está descartada a possibilidade de greve após o período de medidas emergenciais por causa do coronavírus. A informação é da presidente do Sindsel, Eunice Lopes.

“A Prefeitura apresentou, na semana passada, proposta de reposição da inflação no vale-alimentação e no reajuste salarial, sem apreciar as outras pautas. Pedimos, então, outra reunião e apresentamos três propostas de vale-alimentação e reajuste real. Hoje (16), voltaram sem nada; disseram que mantém a proposta só de reajuste da inflação e nós avaliamos, na mesa, que o governo Botion, além da folha, o gasto com pessoal caiu, e também não propuseram nenhum avanço para a categoria. Deixamos como sugestão, na mesa, que eles avaliassem a última proposta que fizemos de vale-alimentação, que ficaria R$ 410 para quem recebe até três pisos salariais e, para os demais, R$ 205. Porém, disseram que mantinham a proposta. Fomos para assembleia e propusemos que tínhamos de reagir porque não podemos deixar um governo passar quatro anos sem fazer investimento real na categoria. Aprovamos que amanhã [terça – 17] vamos enviar uma nova proposta só sobre o vale-alimentação e, caso não tenha resultado, a gente vai fazer parada na sexta-feira, de meio período. E se insistir e não responder, aproveitando a situação do coronavírus, que levou à suspensão de aulas semana que vem, e é onde temos maior foco de grevistas, vamos esperar passar essa fase e vamos suspender as negociações e retomar depois”, explicou Eunice.

PREFEITURA DE LIMEIRA

A Prefeitura encaminhou a seguinte nota no início desta noite:

Secretários municipais e dirigentes sindicais se reuniram na tarde desta segunda-feira (16), para negociar o dissídio coletivo do funcionalismo municipal, que tem o mês de março como data base. O secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella comandou a mesa de discussões.
Além dele, participaram os secretários Edison Moreno Gil (chefe de gabinete), José Aparecido Vidotti (Fazenda), Francisco Alves da Silva (Segurança) e Edilson Merli. Estiveram presentes representantes do Sindsel, Sindguarda e Apeoesp.
A Prefeitura manteve o índice de correção definido pelo IPCA (indicador que mede a inflação) em 4% para os salários e vale refeição. Os sindicatos vão realizar novas assembleias e outras reuniões da Mesa estão previstas para ocorrer”
.

Confira a pauta de reivindicações dos servidores municipais:

  • Reajuste e valorização salarial em 12%;
  • Conceder Vale Alimentação de meio salário mínimo garantindo a concessão para todos;
  • Reajustar o piso do magistério em 12,84% de acordo com o índice nacional concedido;
  • Redução de Jornada das monitoras;
  • Reenquadramento auxiliar de Farmácia e Arrecadador de pedágio
    Garantir direito a Abonadas;
  • Mudar nomenclatura dos Motoristas de Ambulância para condutor de Ambulância;
  • Índice de reajuste das diárias dos motoristas acompanhado índice do vale alimentação;
  • Os cargos administrativos (Assessores, Assistentes e Auxiliares/Oficiais Administrativos, respectivamente de Ref. 9, 15, 16), lotados na Secretaria Municipal de Fazenda vem requerer que seja criada legislação de bonificação na ordem de 30% a todos os cargos administrativos lotados na Secretaria Municipal de Fazenda;
  • Garantir aos GCM a ascenção aos cargos de liderança conforme Estatuto da GCM.
  • Auxílio Transporte para todos trabalhadores operacionais lotados na área rural, visto que os trabalhadores do magistério já recebem;
    Equiparar salários dos Vigilantes com o valor recebido pelos GCM’s, e equipamentos de segurança para que os mesmos possam se defender e defender o próprio público;
  • 40% de periculosidade para zoonoses;
  • Garantir a aposentadoria especial para Diretor e agente de desenvolvimento ADE, como carreira do Magistério, conforme estatuto;
  • Tornar o dia 28 de outubro feriado municipal tendo em vista a valorização do serviço público;
  • Auxiliar técnico de enfermagem para atuar junto com o condutor de ambulância;
  • Insalubridade para todos os funcionários da Central, devido ao local impróprio;
  • Agentes de transito solicitam receber 1% do salário base/dia para efeito de auxílio refeição;
  • Jornalistas solicitam redução de carga horária de 40h para 30h;
    Redução de Jornada dos enfermeiros e agente de saúde de 40h para 30h.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.