Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fila do SUS já pode ser consultada no site da Prefeitura de Limeira

Plataforma atende lei dos vereadores Marco Xavier (PSD) e Rafael Camargo (MDB)


Por Nani Camargo Publicado 16/10/2019
Os vereadores Marco Xavier e Rafael Camargo Reprodução

Já está disponível no site da Prefeitura de Limeira o link para que a população possa ter acesso a sua colocação na fila de consultas médicas e exames disponibilizados pela rede pública municipal. A medida atende a uma lei de autoria dos vereadores Marco Xavier (PSD) e Rafael Camargo (MDB).

A norma foi aprovada no fim de 2017, sancionada pelo prefeito Mario Botion (PSD) em janeiro de 2018 e já era para começar a valer no início deste ano. Porém, devido a problemas técnicos apontados pela Prefeitura e também ao tempo pedido pelo governo municipal para criar uma plataforma digital para atender as exigências, a lei passou a ser efetivamente aplicada só agora.

Para acessar em que colocação o munícipe está na fila, basta clicar no link localizado no canto direito da página inicial do Portal da Prefeitura de Limeira (limeira.sp.gov.br). O link chama-se “consulta posição na fila”. Basta o paciente dar o nome e a data de nascimento para ter acesso a sua colocação na fila. “Em pesquisa no site da Prefeitura, vi que tem só 800 pessoas na minha frente para uma consulta com neurologista”, disse a ouvinte Gislaine Pilon, em tom crítico, que participou nesta quarta-feira (16) do Programa Educadora Meio Dia.

O vereador Marco Xavier confirmou à Educadora que a plataforma já está funcionando e que vai apresentá-la nesta quinta-feira (17) aos vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes que estuda mecanismos de transparência envolvendo o SUS. “Está funcionando sim (a plataforma). Vou questionar a Prefeitura se as filas das cirurgias já estão disponibilizadas, pois, pelo que vi, me parece que ainda não. Também vamos propor a possibilidade de que o link seja mais visível ao usuário e que a plataforma também possa ser acessada pelo celular”

Reprodução

 

NORMA
A lei exige que a fila para consultas, exames, cirurgias, entre outros procedimentos médicos e odontológicos esteja disponível para acesso da população por meio da internet. A legislação ainda define que o tempo máximo para se atualizar a lista é de 90 dias. Em agosto, o secretário municipal de Saúde Vítor Santos apresentou o sistema aos vereadores e explicou seu funcionamento.

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.