Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Estiagem e pandemia elevam consumo de água em Limeira, diz BRK Ambiental

Segundo a BRK Ambiental, volume de água produzido diariamente na cidade aumentou em 22%


Por Redação Educadora Publicado 18/09/2020
Foto: Agência Brasil

O volume de água produzido diariamente em Limeira aumentou em 22%. O dado da concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto no município, a BRK Ambiental, considera o volume médio diário de setembro de 2020 (73.070 milhões de litros/dia) em comparação à média diária produzida em setembro de 2014 (59.828 milhões de litros/dia), ano em que a região Sudeste enfrentou a pior crise hídrica da história. A falta de chuvas em grande volume há quase três meses, aliada ao clima seco e às altas temperaturas, contribuíram para a elevação da produção. O aumento do consumo, devido à pandemia, com mais pessoas em casa, também colaborou.

Num cenário comparativo mais recente – próximo da atual realidade populacional do município – o aumento do consumo também pode ser identificado. Na comparação entre setembro de 2019 e setembro de 2020, o aumento no volume de água produzido na cidade é de 9%. Isso significa que, neste mês, estão sendo necessários seis milhões de litros de água a mais por dia para atender a demanda de Limeira.

No comparativo mês a mês, também há maior produção de água. Em janeiro deste ano, em pleno verão, foram produzidos 68 milhões de litros de água por dia na cidade; 7% menos que o necessário para atender a demanda atual desse mês de setembro.

Os dados operacionais da BRK Ambiental, revelam que, embora a produção de água esteja sendo suficiente para atender à população, há uma necessidade coletiva para o desenvolvimento de hábitos de consumo mais conscientes, especialmente diante da atual redução na vazão e nos níveis dos rios e mananciais de toda a região.

CONSUMO CONSCIENTE

A concessionária retomou, nesta semana, a campanha “Consumo Consciente” que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados. Veiculações em rádios e no site https://consumoconsciente.brkambiental.com.br/ apresentam dicas e informações sobre o assunto, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. “A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e use do bom senso para ajudar o meio ambiente; além de valorizar as boas práticas de consumo”, explica o diretor de operações da BRK Ambiental, Rodrigo Dias.

Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água. “Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios, como excesso durante a lavagem de calçadas e varandas, na irrigação de jardins, e reaproveitar a água para limpeza dos quintais, são bons exemplos”, reforça o diretor.

A Organização das Nações Unidas considera que o consumo diário de água por pessoa seja de 110 litros para atender as necessidades de consumo e higiene. Em Limeira, a média de consumo por habitante tem sido de 176 litros por dia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.