Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Espanhola de 86 anos, radicada em Limeira, faz máscaras e doa ao município

As máscaras foram entregues ao prefeito Mario Botion pela sua filha Milagros e destinadas à Secretaria Municipal de Saúde de Limeira


Por Redação Educadora Publicado 30/04/2020
Amália Cora Trobo
Amália Cora Trobo (Foto: Prefeitura Municipal de Limeira)

Amália Cora Trobo, de 86 anos, nasceu na Espanha e está acostumada desde muito cedo com adversidades. Ainda criança e adolescente, foi testemunha da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e logo em seguida da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Durante o conflito mundial, a família espanhola chegou a abrigar refugiados que escaparam dos nazistas.

Migrou para o Brasil já casada, em 1963, com um filho, um ano após o marido ter desembarcado, em São Paulo. O casal havia decidido deixar o país de origem em meio à ditadura comandada com mão de ferro pelo general Francisco Franco.

Amália Cora Trobo

No Brasil, após São Paulo, a família passou por Taubaté, Campinas e depois fixou-se em Limeira. O casal teve mais dois filhos brasileiros. Um deles, a autônoma Milagros Lopes Giacon.

Dona Amália agora está em isolamento na sua residência há mais de 40 dias. Mas, ela resolveu se ocupar com um gesto bastante nobre.

A filha vem fazendo doações de máscaras, confeccionadas por Amália na sua máquina de costura. “Por tudo que passou, seu espírito de solidariedade é amplo, diante do que estamos vivendo”, disse se referindo à pandemia de coronavírus. “Seu objetivo agora vem sendo fazer o maior número de máscaras para doações”.

Na terça-feira (28), Milagros entregou ao prefeito Mario Botion um lote de 60 máscaras produzidas pela mãe. A doação foi feita no gabinete do prefeito. “É um belo gesto de solidariedade e que sirva de exemplo”, afirmou Botion. O prefeito ainda gravou uma mensagem dirigida à dona Amália, em que a agradece e cumprimenta pela atitude. “É dignificante um gesto desse, a população de Limeira agradece muito a senhora”, disse.

As máscaras foram destinadas à Secretaria de Saúde, para utilização dos profissionais que estão atuando no enfrentamento à pandemia. Everton Ferreira, assessor de gabinete, também participou da entrega.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.