Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em Limeira, MP arquiva inquérito contra Botion aberto após denúncia de vereador

Investigação foi instaurada em agosto deste ano, depois de representação levada ao Ministério Público pelo vereador Clayton Silva


Por Redação Educadora Publicado 30/10/2019
Divulgação/ Prefeitura de Limeira

O MP (Ministério Público) arquivou inquérito civil que apurou suposta promoção pessoal do prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), em razão da utilização de símbolos e do slogan “Unindo forças por uma cidade melhor”. A medida foi tomada pela promotora Débora Bertolini Ferreira Simonetti, no último dia 23, mas somente nesta quarta-feira (30), o prefeito foi notificado a respeito da decisão.

O inquérito foi instaurado em agosto deste ano, depois de representação levada ao MP pelo vereador Clayton Silva (PSC). O parlamentar alegou na denúncia que o uso do slogan caracterizava promoção pessoal do prefeito, violando princípios do artigo 37 da Constituição Federal – situação que poderia caracterizar improbidade administrativa.

A promotora, com base nos esclarecimentos feitos pela Prefeitura acerca do caso, descartou o conteúdo da denúncia. “Não há qualquer indício que emerge dos autos que as publicidades institucionais gerem a promoção pessoal da imagem do prefeito de Limeira”, assina a Débora, em trecho de sua manifestação.

Na decisão, a promotora observa que a legislação que trata do tema “não tem a finalidade de proibir a publicidade dos atos administrativos ou de governo, mas, sim, vedar o culto ao personalismo, à promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos…”. Fato que, segundo ela, não ocorreu e daí a decisão pelo arquivamento. Ela cita ainda que não existe nenhuma relação do material publicitário da campanha de Botion em 2016 com o slogan institucional que o governo vem utilizando.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.