23 de setembro de 2019

Eleitores têm apenas quatro meses para o cadastramento biométrico em Limeira

Em Limeira, Central Biométrica fica no Shopping Nações


Por Redação Educadora Publicado 23/08/2019

Começou a contagem regressiva para o final do prazo do cadastramento biométrico. Faltam apenas quatro meses para que o limeirense faça a atualização do cadastro junto à Justiça Eleitoral. A eleição de 2020 em Limeira será totalmente biométrica.

Para atender os eleitos com mais conforto, a cidade ganhou uma Central Biométrica, que foi instalada no Shopping Nações. Até 19 de dezembro, os eleitores devem ir até o local com documento de identificação com foto, comprovante de endereço e o título de eleitor, caso a pessoa ainda tenha o documento. Não é necessário levar cópias.

O documento de identificação pode ser RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH ou carteirinhas de categorias profissionais. A atualização dos dados dos eleitores, o cadastro das digitais e o registro fotográfico é feito na hora. O atendimento durante a semana é feito sem agendamentos. A Central Biométrica também atende em esquema de plantão. O próximo será no dia 21 de setembro, das 8h às 13h. Para esta data será preciso agendar o atendimento.

Quem perder o prazo do cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado. Sem o documento, a pessoa não conseguirá votar, terá dificuldades para obter empréstimos em bancos públicos, com faculdades e empresas que exigem o título, para se inscrever em concursos públicos ou assumir cargo quando houve necessidade de comprovação de quitação eleitoral e também para renovação de passaporte.

Após o cadastramento biométrico, o eleitor recebe um novo título que tem um QR Code. A ferramenta possibilita que cada pessoa tenha a versão digital do documento no aparelho celular, o que dispensa a exigência do título em papel.

A Central Biométrica atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O Shopping Nações fica localizado na Rodovia Deputado Laércio Corte (Limeira-Piracicaba), 4.500.