Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Doze alunos de Limeira são premiados no 6º Concurso de Redação Vinícius de Moraes

O tema deste ano foi: “Como nasce a violência escolar e para onde ela nos leva?”


Por Redação Educadora Publicado 21/10/2019
Foto: Adriano Silva/ CML

A Câmara Municipal de Limeira realizou a solenidade de premiação dos vencedores do 6º Concurso de Redação Vinícius de Moraes na noite de sexta-feira, 18 de outubro. O tema deste ano foi: “Como nasce a violência escolar e para onde ela nos leva?”. Foram inscritas 405 redações de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e de Pré-Vestibulares, de 29 escolas participantes. Doze alunos foram premiados.

A sessão de premiação foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e contou com a presença da vereadora Erika Tank (PL), presidente da Comissão Organizadora e autora da Resolução nº 581/2014, que criou o concurso; e do vereador Wagner Barbosa (PSB), secretário da comissão organizadora.

A vereadora Erika Tank discursou relembrando a trajetória do concurso desde a criação. “Quando criei esse concurso em 2014, tinha esperança de que toda a comunidade acadêmica e os jovens abraçassem a ideia de se debruçarem sobre temas, de estudá-los e escreverem suas percepções acerca do assunto, mas não esperava que o sucesso fosse ser tão grande. Ano após ano os números sempre superam a edição anterior e isso demonstra que todos os envolvidos se dedicaram a superar sempre as expectativas, dando muito mais credibilidade ao concurso”.

Ela também destacou a relevância que o concurso alcançou. “Esse ano temos uma novidade, agora todos os vencedores desse concurso são incluídos e empossados na Academia Limeirense Infanto-juvenil de Letras, iniciativa pioneira no estado de São Paulo e a 5ª academia nesse sentido no Brasil. A ideia foi da Academia Limeirense de Letras, para que os jovens sigam sendo encorajados na aquisição de conhecimento e me orgulha muito ver o que esse concurso de transformou e como ele poderá ajudar, mesmo que um pouco, a transformar o mundo por meio desses jovens”.  

O evento contou ainda com a apresentação musical da família do servidor da Consultoria Técnica da Câmara, Fernando Mazzeo, Gabi e Erica; e da cantora Juliana Lobo de Oliveira.

Concurso

O Concurso de Redação Vinícius de Moraes tem como objetivo incentivar os alunos das escolas de Limeira a praticarem redação, para que adquiram cultura geral por meio do raciocínio coerente e hábito de leitura, gabaritando-os para o futuro profissional, social e intelectual.

Fazem parte da comissão organizadora os vereadores Erika Tank (PL), presidente; Wagner Barbosa (PSB), secretário; Toninho Franco (PL), Anderson Pereira (PSDB) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), membros.

A banca que examinou os trabalhos dos alunos foi composta por dez pessoas: Adriana Pessatti, membro da Academia Limeirense de Letras; Cintia Renata Ferreira de Souza, jornalista do jornal Gazeta de Limeira; Alexandre Brandão, Amanda Marques de Oliveira e Bruna Carvalho, servidores da Câmara; Elaine Aparecida Dias, Leandro Consentino e Mara Jaqueline de Oliveira, professores; Eduardo Ferreira dos Santos, da Secretaria de Educação; e Rosi Bonin da Silva Rolizola, da Diretoria de Ensino.  

Diplomação

Na Solenidade de Premiação, os diplomas foram entregues aos três primeiros colocados de cada categoria, bem como aos professores dos estudantes premiados. Confira a lista dos vencedores:

9º ano do Ensino Fundamental II

1º Gabryela Sanfelice Pereira

Colégio RGF

Profa Alissa Persike

2º Gabriela Cipriano Garcia

Colégio São José

Profa Fabiana Fioretti de Moura Shiraga

3º João Mateus de Lima Padavini

Colégio Portal Anglo Limeira

Profa Mônica Mercuri

1º ano do Ensino Médio

1º Bianca Janine Minniti

Colégio Jandyra Antunes Rosa

Profa Renata Rosa Meira

2º Michel Teixeira de Camargo Barhun

Colégio Barão de Limeira

Prof. Milton Luiz Milaré

3º Laís Rodrigues Spagnol

Colégio Portal Anglo Limeira

Profa Mara Andresa Ré

2º ano do Ensino Médio

1º Fernando José Porto de Almeida

Colégio Técnico de Limeira – Cotil

Prof. Edvaldo Rofatto

2º Lucca Biagio Argenton Sciota

Colégio Acadêmico

Profa Flaviana Fagotti Bonifácio

3º Mariana Altimari Bergamasco

Organização Einstein de Ensino

Profa Alissa Persike

3º ano do Ensino Médio

1º Lívia Bonin Ferreira

Portinari Grupo Educacional

Profa Andréa Silva Massari

2º Júlia Nobre

Colégio Técnico de Limeira – Cotil

Profa Flaviana Fagotti Bonifácio

3º Ana Júlia Cardoso Franceschi

Portinari Grupo Educacional

Profa Andréa Silva Massari

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.