Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dom Vilson Dias de Oliveira já teria enviado pedido de renúncia ao Vaticano

Agora, bispo de Limeira estaria somente esperando a confirmação do papa e a publicação da renúncia no site oficial do Vaticano


Por Danilo Janine Publicado 15/05/2019
Divulgação/Diocese de Limeira

Dom Vilson Dias de Oliveira pode deixar de ser o bispo de Limeira. Conforme apurou a Educadora, o pedido de renúncia já teria sido enviado ao papa Francisco e dom Vilson só estaria esperando a resposta do pontífice, além da publicação no Boletim Diário do Vaticano. Caso a renúncia do bispo seja aceita, o papa Francisco deve nomear um administrador apostólico para a Diocese de Limeira até que seja escolhido um novo bispo para a cidade. Além de Limeira, a Diocese é responsável por outras 15 cidades na região.
A queda de dom Vilson começou quando estouraram denúncias envolvendo supostos abusos sexuais que teriam sido cometidos contra menores pelo padre Leandro Ricardo, pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana (que faz parte da Diocese de Limeira). Elas também atingiram dom Vilson, que foi acusado de acobertar os abusos. Além disso, o bispo também foi acusado de envolvimento em problemas administrativos no comando da Diocese de Limeira.
O caso estourou após uma denúncia ser levada a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e chegou ao Ministério Público e a Polícia Civil, que passaram a investigá-lo. A Diocese de Limeira chegou a suspender o padre Leandro Ricardo de suas funções após o início das investigações.

DOM VILSON

Quinto bispo da Diocese de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira nasceu na cidade de Guaíra (SP), onde ingressou no seminário menor em 1970. Ele fez parte dos estudos filosóficos na cidade de Ponta Grossa (PR) nos anos de 1978 e 1979, na Escola “Mater Ecclesiae”, do Seminário Diocesano de Ponta Grossa, concluindo os mesmos na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga), em São Paulo. Fez teologia no Instituto Teológico de São Paulo e mestrado na área de Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Dom Vilson foi nomeado bispo de Limeira pelo papa Bento 16 no dia 25 de maio de 2007.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.