21 de novembro de 2019

Dom Vilson deve ser afastado após pronunciamento nesta sexta

Diocese se manifestará em coletiva


Por Redação Educadora Publicado 16/05/2019
Divulgação/Diocese de Limeira

A situação do bispo dom Vilson Dias de Oliveira deve ser definida na manhã desta sexta-feira. Diocese de Limeira marcou para as 9h, uma coletiva com a imprensa. Será feito um pronunciamento referente às denúncias contra o bispo.

Conforme a Educadora antecipou, o bispo já teria enviado um pedido de renúncia ao papa Francisco. Ele estaria apenas esperando a resposta do pontífice, além da publicação no Boletim Diário do Vaticano. Informações apontam que esta publicação também pode ocorrer nesta sexta. O pronunciamento oficial será na Catedral Nossa Senhora das Dores. 

Caso a renúncia do bispo seja aceita, o papa Francisco deve nomear um administrador apostólico para a Diocese de Limeira até que seja escolhido um novo bispo para a cidade. Além de Limeira, a Diocese é responsável por outras 15 cidades na região. O bispo está há 10 anos em Limeira.

Conforme também já mostrado pela Educadora, o Papa Francisco nomeou na manhã de quarta-feira (15) o novo Arcebispo Metropolitano de Campinas (SP). Dom João Inácio Müller assume o posto da Igreja Católica após ter sido designado pelo Vaticano no início do ano para investigar denúncias que envolvem vários religiosos. Um deles é o bispo de Limeira.

Dom Vilson é suspeito de ter acobertado os supostos abusos sexuais cometidos por um padre de Americana. Além disso, há denúncias de irregularidades em contas da Diocese. Dom João Inácio ouviu mais de 20 pessoas entre padres, diáconos e fiéis, no período em que esteve na região. Essa investigação interna conduzida por ele está sob segredo canônico.