Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dom José Roberto Fortes Palau assume a Diocese de Limeira

Antes da cerimônia oficial, o bispo comentou as denúncias de desvios de dinheiro e assédio sexual ocorridos na gestão do ex-bispo


Por Redação Educadora Publicado 18/01/2020
Dom José Roberto Fortes Palau
Foto: Divulgação/Diocese de Limeira

Em cerimônia realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, dom José Roberto Fortes Palau assumiu o comando da Diocese de Limeira. O novo bispo, que é o sexto a comandar a Diocese, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2019. Palau toma o lugar que estava sendo ocupado provisoriamente por dom Orlando Brandes, administrador apostólico que veio após dom Vilson Dias de Oliveira renunciar devido aos escândalos de desvio de dinheiro e acobertamento de abusos sexuais envolvendo seu nome serem divulgados.

Momentos antes da cerimônia de posse, o novo bispo fez um pronunciamento aos fiéis. Ele afirmou que possui alguns objetivos a curto prazo para o ano de 2020, como conhecer os 112 padres da Diocese, mas principalmente, conhecer o povo. “Quando eu digo conhecer, não digo apenas dar um oi. Quero dizer conhecer mesmo”, afirmou.

Além disso, o bispo afirmou que quer, nesse momento, mais observar e escutar do que falar. “É um pedido do próprio Papa Francisco, de que o bispo seja, principalmente, um homem de escuta e que tenha plena consciência das dificuldades pelas quais a Diocese de Limeira passa. Tenho total consciência”, disse. “Apenas quero afirmar neste momento que tudo aquilo que o Papa Francisco determinou para a proteção de menores e pessoas vulneráveis, será aplicado durante meu episcopado aqui, na Diocese de Limeira. Eu sou fiel ao Papa”, finalizou.

A missa de posse contou também com a presença do administrador apóstólico de Limeira, dom Orlando Brandes, o arcebispo de São Paulo Dom Odílio Pedro Scherer e do arcebispo de Campinas, dom João Inácio Müller. As 94 paróquias pertencentes à Diocese de Limeira foram orientadas a cancelar os compromissos de sábado à noite, para que os fiéis pudessem acompanhar a cerimônia.

Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2019 chegou em Limeira no último dia 15 de janeiro, e acompanhou de perto os preparativos para a posse.

Histórico

Nascido na cidade de Jacareí (SP) em 1965, foi ordenado sacerdote

no dia 6 de fevereiro de 1993, e passou a fazer parte do clero da Diocese de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 2014 e foi ordenado em junho do mesmo em São José dos Campos. Desde então, atuou como Vigário Especial da região do Ipiranga, na capital paulista.

José Roberto Fortes Palau também é mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum, em Roma, capital da Itália, e é doutor em Teologia pel

a Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro.

Como padre, desempenhou a função de reitor do seminário de Teologia da diocese de São José dos Campos (2000 a 2009), lecionou Teologia da Espiritualidade no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (2000 a 2003), fez parte do Conselho de Presbíteros da diocese de São José dos Campos (1997 a 2013). Também participou, como membro, do Colégio de Consultores (2001 a 2014), foi Pároco da Paróquia São José, em São José dos Campos (1997 a 2000), coordenou a Pastoral Presbiteral da Diocese de São José dos Campos (1998 a 2001). Além disso, atuou como Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005 a 2013), foi diretor da Escola Diaconal (2005 a 2011) e diretor e professor na Faculdade Católica de São José dos Campos (2008 a 2014) e foi Pároco na Paróquia Santo Agostinho (2010 a 2014).

Texto: Roberto Gardinalli

 

 

 

 

 

“Prudência é uma virtude imprescindível para quem governa. Preciso de tempo para conhecer, alterar e corrigir o que for necessário, sem acobertar desvios, mas também preciso agir com prudência, com o devido respeito e cuidado para não cometer injustiças”, declarou o bispo.

 

HISTÓRICO

 

Dom José Roberto Fortes Palau tem 54 anos e atua na Igreja Católica há 26 anos. Ele é o sexto bispo a assumir a Diocese de Limeira.

Dom José nasceu em Jacareí (SP) e foi ordenado sacerdote em 1993. É mestre em teologia da espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum (Roma, 1994-1996) e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (2003-2007).

Antes de ser nomeado para a Diocese de Limeira, atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) e também como Vigário Episcopal da Região Ipiranga na capital paulista.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.